JavaScript não suportado

 

UFRPE presente nas celebrações dos 30 anos da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe)

 O evento online será nos dias 19 de novembro e 4 de dezembro às 10h

Criada pela Lei Estadual N o 10.401, de 26 de dezembro de 1989, a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, completou 30 anos de existência. Foi atendendo aos anseios da comunidade científica do estado, que o governador de Pernambuco, Miguel Arraes, amparado pelo texto da Constituição Federal de 1988 promoveu sua criação, cuja existência foi prevista na Constituição Estadual promulgada em outubro de 1989. No Título VII, Capítulo III, Artigo 203, foram definidas as diretrizes legais para a política de C&T no estado de Pernambuco.

Assumia-se a obrigação do estado promover o desenvolvimento científico e tecnológico, a capacitação de recursos humanos e a pesquisa básica e aplicada. Seu foco era a busca por autonomia e capacitação tecnológica para Pernambuco e, sobretudo, a preocupação de reverter os avanços em bem-estar para a população.

A celebração da passagem dos 30 anos da Facepe, nesse momento de desafios por que passam a ciência e a educação superior brasileira, emerge como oportunidade ímpar para que se reverta os cortes que estão sendo praticados em nível das instituições financiadoras da pesquisa brasileira. É necessário informar e sensibilizar o público interessado e a sociedade em geral sobre a importância da sua atuação enquanto
indutora de recursos financeiros para o desenvolvimento de CT&I no Estado.

No mês de dezembro/2029 aconteceu a abertura do evento, de forma presencial, contando com a participação da vice-governadora Luciana Santos e ex-presidentes (Lucia Melo, Abraham Sicsú) e ex-diretores científicos da Facepe (Sérgio Rezende, presidente de honra da SBPC, Ivon Fittipaldi), Maria Madalena Guerra, pró-reitora de
pós-graduação da UFRPE, além de professores e pesquisadores das universidades pernambucanas, tendo-se realizado uma programação comemorativa com o lançamento da Revista Inovação & Desenvolvimento, publicação online e impressa de linguagem acessível com dados, avanços, descobertas e soluções conquistadas a partir de pesquisas apoiadas pela FACEPE que chegou a sua quarta-edição.

Diante das incertezas sobre a pandemia do coronavirus e a continuidade das medidas de isolamento social, algumas atividades programadas no projeto especial Facepe 30 anos, estarão acontecendo de forma virtual. A UFRPE saúda a Facepe neste importante momento comemorativo e estará fazendo a transmissão do evento pelo seu canal oficial YouTube da UFRPE, ao mesmo tempo em que conclama que bolsistas/Facepe e seus respectivos professores e a comunidade acadêmica em geral prestigiem este momento. Parabéns e vida longa a Facepe.

 

 

A seguir, a PROGRAMAÇÃO das atividades que encerrarão o evento comemorativo das três décadas de existência da Facepe:

19 de novembro
10h Abertura – Transmissão direta da Sala Facepe
com Fernando Jucá – Presidente da Facepe
Ildeu de Castro Moreira- Presidente da SBPC
Lucas Ramos - Secretário de CT&I do Estado de Pernambuco

10h30 Webinário I- A importância das Fundações de Amparo à Pesquisa para o
desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação
Mediador: Jayme Silva
Participantes: Fernando Jucá – Presidente da Facepe
Odir Dellagostin – Presidente do CONFAP
Carlos Américo Pacheco– -Presidente do Conselho Técnico
Administrativo da FAPESP

4 de dezembro
10h Webinário II – Facepe: Lançamento do Livro Histórias e Memórias da Facepe 30
anos, notícias da Revista Inovação e Desenvolvimento e da gestão documental.
Mediador: Jayme Silva
Participantes: George Cabral - Historiador e Professor da UFPE

Marcos Galindo – Cepe/UFPE
Abraham Sicsu - Editor da Revista da Facepe
Andreia Santos - Bolsista de fixação de pesquisador/ Facepe