Sustentabilidade | Universidade Federal Rural de Pernambuco
 

Sustentabilidade

A crescente preocupação com a qualidade de vida das gerações atuais e futuras trouxe caráter estratégico e prioritário às questões relativas à sustentabilidade. A sociedade, por meio da evolução científica e tecnológica, parece conscientizar-se gradualmente da importância das condições socioambientais para a saúde e o bem-estar coletivos.

Na educação superior, particularmente, a mobilização em favor da sustentabilidade passa a constituir evidência direta da responsabilidade social de uma instituição: espera-se das universidades a formação de cientistas, educadores, empreendedores, trabalhadores do conhecimento e, principalmente, líderes para os setores público e privado com sensibilidade e responsabilidade socioambiental. Além desse papel fundamental, bem exercido pela UFRPE há décadas, torna-se necessária uma ampla transição organizacional, com a adoção progressiva de princípios sustentáveis em todos os setores e unidades da operação universitária.

Ciente da multiplicidade de ações – muitas vezes pioneiras, mas dispersas e, por vezes, fragmentárias – em prol da sustentabilidade na UFRPE, a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PROPLAN) iniciou o Projeto UFRPE Sustentável, no intuito de promover a reflexão, o diálogo e a construção participativa de políticas institucionais. O Projeto segue orientações da legislação federal sobre sustentabilidade socioambiental e da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P); constitui, entretanto, apenas passo inicial na longa jornada de articulação e planejamento da sustentabilidade na UFRPE.

Plano de Gestão de Logística Sustentável - PLS

Como uma das primeiras demandas apresentadas à equipe do Projeto UFRPE Sustentável, surgiu a construção do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS). Assim sendo, o PLS passou a ser objeto de trabalho da Comissão Executiva do Projeto UFRPE Sustentável, que elaborou o respectivo documento a ser apreciado pela Comissão Mobilizadora do Projeto UFRPE Sustentável e demais instâncias deliberativas cabíveis.

Objetivo Geral

O Plano de Gestão de Logística Sustentável da UFRPE tem como objetivo geral implantar práticas que promovem a sustentabilidade do ponto de vista organizacional da instituição. Essas práticas sustentáveis incluem os eixos econômicos, ambientais e sociais, visando à melhoria na eficiência no serviço público, bem como a redução de impactos ocasionados pela universidade.

Objetivos Específicos

- Sensibilizar a comunidade acadêmica da UFRPE com relação ao tema sustentabilidade;

- Racionalizar o uso de recursos energéticos e naturais;

- Sistematizar a gestão de resíduos gerados pela universidade, levando à destinação adequada dos mesmos;

- Reduzir o desperdício de materiais de consumo;

- Melhorar a qualidade de vida do trabalhador na universidade com ações que promovam o bem-estar no local de trabalho; e

- Aperfeiçoar processos para aquisição de bens a partir de compras e contratações sustentáveis.

 

Confira nos anexos abaixo: o Projeto UFRPE Sustentavél, o Plano de Logística Sustentável e os formulários de acompanhamento das ações e de demanda estruturada.