UFRPE concede Título de Mérito em Direitos Humanos a Maria da Penha

maria da penha

Com o objetivo de valorizar ações de cidadania, a UFRPE institucionalizou o Título de Mérito em Direitos Humanos, aprovado pelo Conselho Universitário da Instituição, por meio da Resolução nº 141/2019, de 02 de novembro de 2019.

Em sua primeira edição, o Título será concedido à farmacêutica bioquímica Maria da Penha Maia Fernandes, a partir de proposição do professor Humberto Miranda, do Departamento de Educação. A honraria é dedicada a Maria da Penha como forma de reconhecer, apoiar e difundir ações de proteção às mulheres, numa sociedade que precisa evoluir no se relaciona à necessidade de respeito aos direitos humanos.

A solenidade de Outorga do Título de Mérito em Direitos Humanos à Farmacêutica bioquímica Maria da Penha ocorrerá no dia 04 de dezembro, às 17h, no Salão Nobre da UFRPE.

“Essa titulação faz parte da agenda de Direitos Humanos da UFRPE e vem para reforçar o compromisso da universidade com a promoção e valorização da educação na área. Nossa primeira homenageada, Maria da Penha, foi indicada e aprovada não só por sua personalidade, mas pelo trabalho feito do ponto de vista da promoção do respeito as mulheres e luta contra violência, tornando possível a materialização de leis e políticas públicas”, explica o professor Humberto Miranda.

Maria da Penha é ícone da revolução da luta das mulheres. Trabalhou incansavelmente para que o seu sofrimento se transformasse em exemplo de uma história que não deveria acontecer com nenhuma outra mulher. Vítima de violência doméstica, sua experiência motivou a criação da Lei 11.340/2006, sancionada em 7 de agosto de 2006, que leva seu nome e cria subsídios para coibir a violência contra a mulher. Maria da Penha fortalece a luta por igualdade, dando voz e vez a diversas mulheres vítimas de violência.