[Portal G1] Recife amplia vacinação contra a Covid-19 para maiores de 16 anos sem doenças pré-existentes

Agendamento começa às 20h desta segunda (23), de acordo com a prefeitura. Capital vacinava, até então, pessoas com idades a partir de 18 anos, e menores a partir de 12 anos com comorbidades.

23 de Agosto de 2021

O Recife anunciou, nesta segunda-feira (23), a abertura de vacinação contra a Covid para adolescentes a partir de 16 anos, sem doenças pré-existentes. Esse novo grupo que foi incluído na campanha tem 51 mil pessoas. O agendamento da imunização pode ser feito a partir das 20, no site e aplicativo Conecta Recife (veja vídeo acima).

A vacinação desse público, no Brasil, ocorre apenas com a vacina da Pfizer, que é o único imunizante que tem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso em pessoas entre 12 e 17 anos no país.

Desde a quarta-feira (18), a cidade começou a vacinar menores de idade a partir de 12 anos com comorbidades previstas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação (veja quais no final do texto) e deficiências permanentes, grávidas e pessoas que deram à luz há até um ano.

Até o anúncio desta segunda, o Recife estava imunizando pessoas a partir de 18 anos sem doenças pré-existentes.

Vacina da Pfizer contra a Covid-19 é a única com autorização para utilização em maiores de 12 anos no Brasil — Foto: Sérgio Bernardo/SEI-PE

No momento da vacinação, os adolescentes precisam estar acompanhados dos pais ou responsável legal.

Para fazer o cadastramento, é preciso anexar o documento de identidade ou certidão de nascimento, documentação dos pais ou responsável ou tutela e comprovante de residência no nome dos pais ou responsável. Esses documentos também devem ser levados no dia agendado para vacinação.

Nesta segunda, Pernambuco recebeu mais 105,3 mil doses de vacinas da Pfizer, totalizando mais de 2 milhões de unidades desse tipo de imunizante recebidas desde o início da campanha de vacinação. O governo do estado havia liberado a vacinação de maiores de 12 anos com comorbidades na terça (17).

No caso da imunização com a Pfizer, a pessoa deve tomar a segunda dose em três meses. A segunda aplicação da AstraZeneca/Fiocruz deve ocorrer entre 60 e 90 dias após a primeira, enquanto a CoronaVac tem um intervalo de 28 dias.

Onde se vacinar

No Recife, há 26 locais de vacinação, que funcionam de domingo a domingo, das 7h30 às 18h30. Desse total, 12 funcionam com salas de vacinação em centros que ficam nos seguintes locais:

• Sest Senat, no Porto da Madeira;

• Porto Digital (Apolo 235), no bairro do Recife;

• Unicap, na Boa Vista;

• Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos;

• Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro;

• Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo;

• Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro;

• Ginásio Geraldão, na Imbiribeira;

• Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira;

• Parque da Macaxeira, na Macaxeira;

• UPA-E do Ibura;

• Uninassau, nas Graças.

Também estão disponíveis 14 pontos de drive-thru, em que as pessoas não precisam sair do carro para tomar vacina. Eles ficam no seguintes locais:

• Sest Senat, em Beberibe;

• Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira;

• Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro;

• Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá;

• Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos;

• Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira;

• Parque da Macaxeira, na Macaxeira;

• Geraldão, na Imbiribeira;

• Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária;

• Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife;

• BIG Bompreço de Boa Viagem;

• BIG Bompreço de Casa Forte,

• Unicap (Boa Vista);

• Carrefour (Torre).

Comorbidades previstas no PNO

São consideradas integrantes de grupos de comorbidades as pessoas que tenham alguma das seguintes condições:

• Imunossuprimidos e transplantados;

• Síndrome de Down;

• Pessoas vivendo com HIV;

• Doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise);

• Obesidade mórbida;

• Diabetes mellitus;

• Pneumopatias crônicas graves;

• Hipertensão arterial resistente e nos estágios 1, 2 e 3 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade;

• Insuficiência cardíaca (IC);

• Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar;

• Cardiopatia hipertensiva;

• Síndromes coronariana;

• Valvopatias;

• Miocardiopatias e peri cardiopatias;

• Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas;

• Arritmias cardíacas;

• Cardiopatias congênita no adulto;

• Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados;

• Doença cerebrovascular;

• Doença renal crônica estágio 3 ou mais e/ou síndrome nefrótica;

• Anemia Falciforme;

• Cirrose hepática;

• Pessoas com deficiência permanente.

do G1 PE

LINK: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2021/08/23/recife-amplia-vaci...