G1] [Recife diminui para 60 dias intervalo entre doses da Pfizer

Recife diminui para 60 dias intervalo entre doses da Pfizer

Agendamento das pessoas que iniciaram a imunização com essa vacina já foi aberto. Antecipação também vale para grávidas e puérperas que tomaram AstraZeneca.

Por G1 PE

Vacina da Pfizer contra a Covid-19 foi entregue a Pernambuco — Foto: Hugo Dourado/Secretaria de Saúde de Pernambuco

O intervalo para aplicação da segunda dose da Pfizer contra Covid-19 foi reduzido para 60 dias no Recife. Segundo a prefeitura, as pessoas que atingiram o prazo já podem realizar o agendamento para concluir o esquema vacinal.

A antecipação também contempla as grávidas e puérperas, ou seja, mulheres que tiveram bebê há até 45 dias, que tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca, no Recife, e que vão contemplar o esquema com a dose da Pfizer. O uso de AstraZeneca nessas mulheres foi suspenso desde maio.

A diminuição do período, que era de 90 dias, foi anunciada nesta sexta-feira (10), um dia após o governo estadual autorizar os municípios que tivessem imunizantes em estoque antecipassem a aplicação subsequente.

A bula da Pfizer, aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), prevê que o intervalo entre as duas doses seja de 21 a 90 dias. O imunizante dessa marca é o único autorizado para adolescentes entre 12 e 17 anos.

Nesta sexta-feira (10), 44.151 moradores da capital pernambucana estavam aptos a receber a segunda dose do imunizante e podiam realizar a marcação pela plataforma ConectaRecife, disponível pela internet e por aplicativo de celular.

No dia escolhido para a vacinação, é necessário apresentar o cartão de vacina e o documento de identidade com foto.

Atualmente, na capital pernambucana, podem ser vacinadas todas as pessoas acima de 12 anos, tendo comorbidades ou não.

Além do Recife, o município de Olinda também anunciou um prazo menor entre as duas doses do imunizante.

Onde se vacinar

Todos os pontos de vacinação contra a Covid-19 no Recife funcionam das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo, no Recife. A imunização tanto com Pfizer, quanto AstraZeneca e CoronaVac, ocorre em 13 pontos de drive-thru:

• Sest-Senat, em Porto da Madeira;
  • Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira;
  • Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro;
  • Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá;
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos;
  • Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife;
  • Universidade Católica de Pernambuco, na Boa Vista;
  • Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira;
  • Parque da Macaxeira, na Zona Norte;
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária;
  • Geraldão, no bairro da Imbiribeira;
  • Carrefour, no bairro da Torre;
  • Supermercado Big Bompreço (Casa Forte);
  • Supermercado Big Bompreço (Boa Viagem).

As doses da vacina também são aplicadas em salas distribuídas em vários centros de imunização, conforme lista a seguir:

• Sest-Senat, em Porto da Madeira;
  • Apolo 235, no Bairro do Recife;
  • Bloco A da Universidade Católica de Pernambuco, na Boa Vista;
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos;
  • Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro;
  • Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo;
  • UniNassau, nas Graças;
  • Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro;
  • Ginásio Geraldão, na Imbiribeira;
  • Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira;
  • Parque da Macaxeira, na Macaxeira;
  • UPA-E do Ibura.

Link: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2021/09/10/recife-diminui-par...