[G1] Recife amplia vacinação contra Covid-19 para adolescentes a partir de 12 anos

Recife amplia vacinação contra Covid-19 para adolescentes a partir de 12 anos

Agendamento para novo grupo pode ser feito a partir das 15h desta quarta-feira (1º). Além da documentação dos jovens, é preciso anexar comprovantes dos responsáveis.

Por G1 PE

Recife abre, a partir das 15h desta quinta-feira (1º), o agendamento para que adolescentes com 12 e 13 anos sejam vacinados contra Covid-19. O público dessa faixa etária com doenças pré-existentes já era imunizado na capital desde agosto, bem como todos os moradores da cidade que têm 14 anos ou mais (veja vídeo acima).

A marcação deve ser realizada através da plataforma ConectaRecife, disponível pela internet e por aplicativo de celular, para receber a vacina a partir da quinta-feira (2).

Mulher prepara dose de vacina contra Covid-19 — Foto: Everaldo Silva/TV Globo

O público estimado dessa nova faixa etária é de 48.612 pessoas, sendo que 13.986 delas já estão cadastradas na plataforma, segundo a prefeitura.

A vacinação de adolescentes, no Brasil, ocorre apenas com a vacina da Pfizer porque esse é o único imunizante que tem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso em pessoas entre 12 e 17 anos no país.

Para marcar a imunização dos adolescentes, no Recife, é necessário anexar o documento de identidade ou certidão de nascimento, documentação e comprovante de residência no nome de um dos pais ou do responsável.

Os documentos anexados no Conecta Recife também devem ser levados no dia agendado para vacinação. O responsável que fez o cadastro deve acompanhar o adolescente e apresentar o documento de identidade no dia da vacinação do jovem.

No Recife, o cadastro de menores de idade foi liberado para pessoas a partir de 2 anos, mesmo não havendo imunizantes aprovados para esse público.

Onde se vacinar

No Recife, há 26 locais de vacinação, que funcionam de domingo a domingo, das 7h30 às 18h30. Desse total, 12 funcionam com salas de vacinação em centros que ficam nos seguintes locais:

• Sest Senat, no Porto da Madeira;
  • Porto Digital (Apolo 235), no bairro do Recife;
  • Unicap, na Boa Vista;
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos;
  • Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro;
  • Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo;
  • Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro;
  • Ginásio Geraldão, na Imbiribeira;
  • Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira;
  • Parque da Macaxeira, na Macaxeira;
  • UPA-E do Ibura;
  • Uninassau, nas Graças.

Também estão disponíveis 14 pontos de drive-thru, em que as pessoas não precisam sair do carro para tomar vacina. Eles ficam no seguintes locais:

• Sest Senat, em Beberibe;
  • Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira;
  • Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro;
  • Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá;
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos;
  • Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira;