[G1] Pesquisadores da UFRPE descobrem a perereca Tapacurá, espécie de anfíbio que só existe em Pernambuco

Segundo instituição, animal tem canto, aparência e genética diferente de todos os já conhecidos. Perereca é encontrada somente na Estação de Tapacurá, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife.

Por Pedro Alves, G1 PE

Nova espécie de anfíbio foi descoberta na Estação de Tapacurá, no Grande Recife — Foto: UFRPE/Divulgação

Pesquisadores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) descobriram e registraram uma nova espécie de anfíbio encontrada somente na Estação Ecológica do Tapacurá, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife. Segundo a instituição, o animal, uma perereca, tem um canto, aparência e genética diferentes de qualquer outro no mundo.

O anfíbio foi descoberto em 2020, em plena pandemia de Covid-19. A descoberta foi reconhecida no fim de julho de 2021, na revista internacional Plos One.

Perereca foi descoberta na Estação de Tapacurá, no Grande Recife — Foto: UFRPE/Divulgação

A nova espécie pertencente ao gênero Dendropsophus e, por causa do local em que foi achado, a Estação Tapacurá, foi batizado de Dendropsophus tapacurensis sp. nov.

De acordo com o professor Geraldo Moura, coordenador do Laboratório de Estudos Herpetológicos e Paleoherpetológicos de Pernambuco (LEHP) da UFRPE, a perereca Tapacurá tem o tamanho aproximado de um polegar humano.

Perereca Tapacurá existe apenas em São Lourenço da Mata, no Grande Recife — Foto: UFRPE/Divulgação

A descoberta foi feita quando o pesquisador acompanhava estudantes de mestrado e doutorado em coletas na estação ecológica que fica perto de uma represa de água.

"Me deparei com um canto novo, diferente. Não era conhecido. Pedi ajuda, nos mobilizamos e encontramos esse animal. Peguei as medidas dele e nem a forma do corpo nem o canto eram semelhantes aos outros. Sacrifiquei o animal, peguei o fígado, rodei o DNA. O canto, morfologia e genética são diferentes", afirmou Geraldo Moura.

A espécie descoberta come pequenos insetos e se reproduz no início da estação chuvosa. Os anfíbios ficam, geralmente, nas plantas a até um metro de altura da água.

Ainda não há informações sobre a forma como eles se alimentam, se reproduzem, bem como aspectos parasitológicos.

Perereca que existe apenas na Estação de Tapacurá vive na vegetação próxima à água — Foto: UFRPE/Divulgação

A revista em que o artigo com o registro da nova espécie foi publicado tem o maior nível entre os estratos de prestígio científico.

Por causa disso, os pesquisadores consideram o feito uma vitória para a ciência nacional. O resultado foi disponibilizado na internet.

Assinam a descoberta, com Geraldo Moura, os pesquisadores Ariovaldo Antônio Giaretta, Bernardo Franco da Veiga Teixeira, Clara Ribeiro Porto, Felipe de Medeiros Magalhães, Francisco Péricles Branco Bahiense Guimarães, Moacir Santos Tinôco e Rogério Ferreira de Oliveira.

"A gente só consegue registrar em revistas desse tipo quando temos os três elementos, canto, morfologia e genética. Toda essa região de Pernambuco é extremamente visitada, e ela ocorre exclusivamente em Tapacurá. Essa conquista em meio à pandemia e na falta de investimento na ciência é uma vitória", declarou Geraldo Moura.

LINK: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2021/08/18/pesquisadores-da-u...