[FOLHA DE PE] Pesquisadores da UFRPE descobrem nova espécie de anfíbio pernambucano

Pesquisadores da UFRPE descobrem nova espécie de anfíbio pernambucano

Animal foi batizado de Dendropsophus tapacurensis sp. nov

Por Portal Folha de Pernambuco 18/08/21 às 19H15 atualizado em 18/08/21 às 19H21

Dendropsophus tapacurensis sp. novDendropsophus tapacurensis sp. nov - Foto: UFRPE/Divulgação

Pesquisadores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) descobriam uma nova espécie de anfíbio originária da Estação Ecológica do Tapacurá, localizada em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife.

O animal, registrado como uma espécie pernambucana, é um tipo de anfíbio anuro pertencente ao gênero Dendropsophus, ou seja, sem cauda e com as patas traseiras alongadas, preparadas para dar pulos por aí.

Em homenagem ao local que foi encontrado, a Estação do Tapacurá, o animal foi batizado de Dendropsophus tapacurensis sp. nov.

Por conta do pouco tempo de descoberta, os pesquisadores ainda estão aprendendo sobre seus hábitos de alimentação, reprodução, aspectos parasitológicos, entre outros elementos.

De acordo com a UFRPE, o que se sabe sobre o novo animal pernambucano é que anuros do gênero Dendropsophus (a que pertencem boa parte das pererecas encontradas no Estado) se reproduzem em "corpus d´água" sem predadores, que não possuem correnteza e são geralmente temporários.

Até então, essa reprodução ocorria exclusivamente na Estação Ecológica do Tapacurá.

“Publicar uma espécie nova para a ciência é motivo de muita satisfação, porém em meio a uma pandemia-isolamento social e a falta de investimentos atuais em pesquisa, é uma vitória é uma alegria ainda maior”, ressaltou Geraldo Moura, coordenador do Laboratório de Estudos Herpetológicos e Paleoherpetoló,gicos de Pernambuco (LEHP) da UFRPE, em publicação oficial da Universidade.

“É mais uma espécie para o estado de Pernambuco, para o Nordeste, para o Brasil, para o mundo e para a ciência mundial”, completou.

LINK: https://www.folhape.com.br/noticias/pesquisadores-da-ufrpe-descobrem-nov...