JavaScript não suportado

 

Startup de estudantes da UFRPE é finalista do Campus Mobile

A startup ZeaTech, formada por estudantes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), está entre os finalistas da Campus Mobile, um programa nacional de inovação que promove imersão tecnológica e empreendedora no Vale do Silício. A iniciativa é realizada pelo Instituto Claro em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), da Universidade de São Paulo (USP).

 

Concorrendo na categoria Green Tech & AgTech, a ZeaTech é a primeira startup formada por estudantes da UFRPE a chegar à final da Campus Mobile. A equipe é composta por Talita Tabosa, Luiz Souza, Medley Alves e Rebeka Xavier — Graduandos em Engenharia Agrícola e Ambiental. Na competição, o trio Talita, Luiz e Medley representa oficialmente a equipe.

O projeto nasceu em 2018 no Laboratório de Armazenagem de Produtos Agrícolas, vinculado ao Departamento de Engenharia Agrícola e Ambiental da UFRPE, sob a orientação do Professor Renato Laurenti, e evoluiu para uma startup de base tecnológica voltada à automação no campo. A ZeaTech desenvolve soluções de hardware e software para o monitoramento inteligente da armazenagem de grãos, com foco em pequenos e médios produtores rurais, além de unidades industriais.

A tecnologia criada é capaz de se adaptar a diversos tipos de estruturas de armazenagem — incluindo silos bolsa e até estruturas improvisadas, comuns nas zonas rurais. Através de sensores instalados nos silos, os produtores acessam dados em tempo real sobre temperatura, umidade e qualidade do ambiente de armazenamento, via aplicativo desenvolvido pela equipe.

Segundo Talita Tabosa, CEO da ZeaTech, além da acessibilidade no preço, um dos grandes diferenciais da solução está na flexibilidade para atender diferentes realidades de armazenagem, oferecendo mais variáveis de monitoramento do que as soluções atualmente disponíveis no mercado.

Como finalista da Campus Mobile, a equipe foi convidada a participar do Web Summit Rio 2025, o maior evento de tecnologia da América Latina, que ocorrerá dos dias 27 a 30 de abril, no Rio de Janeiro, reunindo mais de 34 mil participantes de mais de 100 países. Na ocasião, será divulgado o resultado da premiação da Campus Mobile.