JavaScript não suportado

 

DQV promove movimento "Abril Verde": segurança e saúde no ambiente de trabalho

Por Joseanne Santana de Gois 
Engenheira de Segurança do Trabalho
SSSO/CSS/DQV/PROGEPE

 

logo abril verdeO dia 28 de abril foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como dia mundial da Segurança e Saúde no Trabalho (SST), em memória às vítimas de acidente e doença do trabalho e como forma de promover a conscientização sobre as questões relacionadas a SST. Ao longo deste mês, é celebrado o movimento “Abril Verde”, com a adesão e muitas instituições por todo o país. O mês inteiro é dedicado a ações com o objetivo de promover um ambiente seguro e práticas saudáveis no ambiente laboral.

Mas o que é acidente do trabalho, equivalente ao acidente em serviço para o servidor público? É aquele ocorrido com o servidor no exercício do cargo, que se relaciona direta ou indiretamente às atribuições a ele inerentes, provocando lesão corporal ou perturbação funcional ou que possa causar a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

O Brasil é o quarto no ranking mundial de acidentes de trabalho, segundo a Procuradoria Geral do Ministério Público de Trabalho. A cada 48 segundos acontece um acidente de trabalho e a cada 3h38min um trabalhador perde a vida pela falta de uma cultura de prevenção à saúde e à segurança do trabalho.

E quais são os tipos de acidente de serviço? Trajeto, típico e doença ocupacional.

A informação do acidente em serviço ocorrido com o servidor é realizada através de um documento chamado Comunicação de Acidente em Serviço do Servidor Público - CAT/SP. Trata-se de um notificador que associa informações estatísticas, epidemiológicas, trabalhistas e sociais.

O registro da CAT/SP é fundamental para a análise das condições em que ocorreu o acidente. Dessa forma, será possível intervir na redução ou mesmo no surgimento de novos casos, além de resguardar os direitos do servidor acidentado em serviço.

De acordo com a equipe de Segurança e Saúde Ocupacional (SSSO) do Departamento de Qualidade de Vida (DQV), o mecanismo eficiente para a redução dos acidentes seria o investimento em medidas de segurança e a conscientização do servidor. Ou seja: manter um ambiente de trabalho seguro, através de treinamentos de equipes; realizar manutenções preventivas nas instalações, máquinas e equipamentos e; dispor de um canal de diálogo para sugestões e melhorias do ambiente laboral.

Os servidores/setores da UFRPE que tiveram interesse em aprofundar o tema, que queiram passar por processo de orientação/formação, podem entrar em contato com a Serviço de Segurança e Saúde Ocupacional (SSSO), vinculado ao Departamento de Qualidade de Vida (DQV/PROGEPE).

O contato do SSSO é o (81) 3320 6157.