JavaScript não suportado

 

[FOLHA DE PE] Dani Portela aprova homenagens em celebração ao Dia da Consciência Negra

Dani Portela aprova homenagens em celebração ao Dia da Consciência Negra

Requerimentos foram aceitos por ampla maioria da Câmara

Por Blog da Folha22/11/21 às 15H27 atualizado em 22/11/21 às 15H27

Foto: Tom Cabral

Como parte das celebrações pelo Dia da Consciência Negra, a vereadora Dani Portela aprovou, em sessão plenária realizada nesta segunda-feira (22), a concessão de uma série de votos de aplauso a instituições que tem a pauta racial em sua centralidade. Foram contemplados o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Federal Rural de Pernambuco (NEAB UFRPE); O Grupo de Estudos e Pesquisa em Raça, Gênero e Sexualidade Audre Lorde, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Geperges UFRPE); e a ONG Criola. Apesar dos votos contrários da bancada fundamentalista da Câmara, os requerimentos foram aprovados por ampla maioria. Além dos votos de aplauso, a vereadora também aprovou por unanimidade a concessão da medalha Olegário Mariano à Ediclea dos Santos, diretora do Espaço Mulher de Passarinho.

- PUBLICIDADE -

“A Câmara do Recife é a quarta casa legislativa com maior número de pessoas brancas entre as capitais do nosso país. De acordo com matéria publicada neste último final de semana, o plenário da Casa José Mariano é composto por 75% de pessoas autodeclaradas brancas, só perdendo em porcentagem para as Câmaras de Florianópolis, Curitiba e Porto Alegre. E isso se reflete na dificuldade de aprovação de pautas como essa. É preciso não só não ser racista, mas sim antirracista”, afirma Dani Portela. De acordo com a vereadora, A urgência do enfrentamento ao racismo e da promoção da igualdade racial no Brasil se torna cada vez mais evidente. Pretos e pardos, que compõem cerca de 56% da população brasileira, possuem os piores indicadores de acesso à saúde, educação, renda, moradia, dentre outros direitos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

As proposições fazem parte das ações relacionadas ao Novembro Negro. Esse mês é destinado a promoção de atividades que fazem referência à luta e resistência do povo negro no nosso país. A escolha da data 20 de novembro como o “Dia da Consciência Negra” faz referência à morte de um dos principais líderes da luta do povo negro, Zumbi dos Palmares, assassinado no ano de 1695.

Link: https://www.folhape.com.br/colunistas/blogdafolha/dani-portela-aprova-ho...