[G1] Recife amplia imunização contra Covid para pessoas a partir de 37 anos e anuncia bloqueio de 'sommelier' de vacina
segunda-feira, 5 Julho, 2021 - 06:38
Recife amplia imunização contra Covid para pessoas a partir de 37 anos e anuncia bloqueio de 'sommelier' de vacina
Agendamento começa ao meio-dia desta segunda (5) para atendimento na terça (6). Quem recusar dose só vai poder remarcar após 60 dias, segundo prefeito.
Por G1 PE e TV Globo
Quem quiser escolher vacina no Recife será bloqueado por 60 dias
A prefeitura do Recife anunciou, nesta segunda-feira (5), a ampliação da vacinação contra Covid-19 para pessoas sem comorbidades a partir de 37 anos de idade. O agendamento desse novo grupo abre ao meio-dia para que as pessoas recebam a vacina a partir da terça-feira (6) (veja vídeo acima).
O município também anunciou que vai implementar um bloqueio para quem recusar marca de imunizante só poder reagendar dali a 60 dias, uma forma de evitar os "sommeliers" de vacina.
A capital pernambucana vacinava, até então, pessoas a partir de 40 anos, além de outros grupos prioritários (veja detalhes mais abaixo).
Homem recebe vacina contra Covid-19 em ponto de drive-thru no Recife — Foto: Everaldo Silva/TV Globo
A estimativa da prefeitura do Recife é que o grupo de moradores entre 37 e 39 anos seja composto por 81 mil pessoas. "Se o governo federal mantiver o calendário [de entrega de vacinas], a gente consegue imunizar 100% da população adulta até setembro", afirmou o prefeito João Campos (PSB).
O Recife tem disponíveis os imunizantes da AstraZeneca, Pfizer, CoronaVac e Janssen. Para evitar o caso de pessoas que ficam escolhendo uma marca específica, a prefeitura afirmou que está criando uma espécie de bloqueio (veja vídeo abaixo).
Recife vacina pessoas com 37 anos ou mais
"No nosso sistema do Conecta Recife, para as pessoas que se recusarem a tomar a vacina, a gente vai colocar um gatilho para que ela só possa reagendar para 60 dias depois. A gente vai implementar nessa semana ainda", prometeu o prefeito.
Em caso de recusa de dose devido ao fabricante, o técnico que aplica a vacina terá um botão a ser acionado no Conecta Recife que vai travar o agendamento dessa pessoa por esse prazo. Assim, as pessoas que faltaram não devem ser prejudicadas na hora de reagendar, segundo a prefeitura.
Na cidade, o agendamento da vacinação é feito pela internet. É preciso entrar no Conecta Recife. Ele está disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS (saiba como se cadastrar). A pessoa também pode acessar pelo site da prefeitura.
Nesta mesma plataforma, estão listados os grupos aptos a tomar a vacina e os documentos que precisam ser anexados durante o cadastro e apresentados no dia da vacinação.
Ao realizar o agendamento, os moradores devem anexar uma cópia de um documento oficial de identidade e um comprovante de residência, que também devem ser levados para o ato da vacinação.
Veja os locais das salas de vacinação
Unicap (Boa Vista)
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos
Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro
Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo
Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro
Ginásio Geraldão, na Imbiribeira
Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira
Parque da Macaxeira, na Macaxeira
UniNassau, nas Graças;
UPA-E do Ibura.
Pontos de drive-thru em funcionamento
Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira
Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro
Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos
Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira
Parque da Macaxeira, na Macaxeira; Geraldão, na Imbiribeira
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária
Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife