1ª Exposição de Solos, Minerais e Rochas é realizada na UFRPE

A UFRPE sediou, de 19 a 21 de novembro, a 1ª Exposição de Solos, Minerais e Rochas (EXPOGEO), iniciativa realizada em conjunto com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Serviço Geológico Nacional (CPRM/ Superintendência de Recife). O evento teve como objetivo apresentar à sociedade as importantes contribuições que essas instituições têm realizado, no sentido de garantir os recursos necessários à qualidade de vida e bem-estar social das gerações atuais e futuras. A ação foi sediada na Área de Solos do Departamento de Agronomia, no campus Dois Irmãos da UFRPE, no Recife.

Além de se propor a democratizar o conhecimento sobre as especificidades e importância dos recursos minerais, a 1ª EXPOGEO buscou estreitar laços entre a comunidades acadêmica, circunvizinha e escolas públicas e privadas da Região Metropolitana do Recife (RMR). “Nossa intenção é integrar a universidade com a comunidade, proporcionar a troca de experiências, informações e, quem sabe, contribuir com o futuro e qualidade de vida dos participantes, inspirando-os a preservar mais os recursos naturais. É fundamental debater sobre a importância e o valor que eles têm”, explica o professor Ygor Jacques Agra Bezerra da Silva, coordenador da exposição.

Diferentes expositores, entre estudantes e professores, distribuíram-se para proporcionar uma maior imersão ao mundo dos recursos naturais. Separados por turmas, do 5º ano do ensino fundamental até o 3º do ensino médio, os estudantes das escolas visitantes puderam participar de atividades lúdicas, educativas e de sensibilização. As ações possibilitaram a associação do tema trabalhado com o que é visto na realidade em que vivem. Produção de tinta a partir de partículas do solo, identificação de minerais, visita a laboratórios e ao Museu do Solo, o primeiro do Nordeste, gincanas e brincadeiras foram algumas das atividades propostas.

Cerca de 2000 visitantes participaram da 1ª edição da EXPOGEO, entre estudantes do ensino fundamental e médio de 10 escolas da RMR, moradores locais, além de membros da comunidade acadêmica da UFRPE. “Estamos à disposição da sociedade e das escolas. Essa troca de vivências mostra o quanto estamos a serviço da sociedade para colaborar uns com os outros.”, afirma  o professor Ygor Jacques.

Diversos grupos da UFRPE participaram ativamente do desenvolvimento de atividades na 1ª EXPOGEO. Ao todo, três departamentos acadêmicos contaram com representações na Exposição: Agronomia, Biologia e Ciências Florestais. Participaram da organização do evento o Grupo de Paleontologia, do Departamento de Biologia; o Projeto Massapê, do Departamento de Agronomia (Área de Solos); O GPFlor, de Engenharia Florestal; além de representantes da UFPE e do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM).

CLIQUE AQUI E CONFIRA A GALERIA DE FOTOS.