Se o servidor ou servidora UFRPE pretende ministrar aulas em alguma instituição de ensino, é importante que esteja atento para não entrar em situação de conflito de interesse. É fundamental que o mesmo(a) faça uma consulta ao Sistema Eletrônico de Prevenção de Conflitos de Interesse (SeCI), que pode ser acessado diretamente no site da CGU.
O SeCI é uma ferramenta que facilita consultas e pedidos de autorização, e diminui o tempo de análise e resposta, sendo criado a fim de agilizar a comunicação entre o agente público e o Governo Federal . Com essa ferramenta, servidores públicos federais podem fazer consultas sobre situações de conflito; pedir autorização para o exercício de atividade privada; acompanhar solicitações em andamento; e interpor recursos contra decisões emitidas.
As consultas e os pedidos de autorização para o exercício de atividade privada, podem ser realizadas por meio eletrônico. Com o sistema, os servidores encaminham, via internet, as solicitações diretamente aos órgãos e entidades de exercício, que por sua vez fazem a análise preliminar. Caso se verifique nessa análise que existe um potencial conflito de interesses, os pedidos podem ser encaminhados eletronicamente pelo órgão ou entidade à Controladoria-Geral da União (CGU).
Lei de Conflito de Interesses
A Lei nº 12.813/2013 (Lei de Conflito de Interesses) criou mecanismos para que o servidor ou empregado público federal previna possíveis conflitos de interesses e resguarde informações privilegiadas.
Para mais informações, acesse o site da CGU: www.cgu.gov.br/conflitodeinteresses
O servidor também poderá entrar em contato com a PROGEPE (3320 6150) ou com a PROPLAN (3320 6614)