Vice-reitor participa de encontro sobre Cooperação Educacional entre Brasil e México

Reunião da Subcomissão de Cooperação Educacional Brasil México

O vice-reitor Marcelo Brito Carneiro Leão representa a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) na reunião da Subcomissão de Cooperação Educacional Brasil – México, na Cidade do México. O encontro reúne gestores de universidades brasileiras e mexicanas e busca fomentar a criação e fortalecimento de parcerias e convênios entre as instituições de educação participantes.

Delegação brasileira participam de encontro na embaixada
Vice-reitor (2º da dir. p/ esq.) representa UFRPE em reunião
da Subcomissão de Cooperação Educacional Brasil - México

O professor Marcelo Carneiro Leão viajou ao México na última terça-feira (20/02). Na quarta (21/02), participou de um encontro preparatório na Embaixada do Brasil no México, com representantes da delegação brasileira.

A que participaram da reunião da Subcomissão de Cooperação Educacional Brasil – México tratou de temas como a colaboração acadêmica, programa de intercâmbio estudantil, promoção das línguas portuguesa e espanhola, entre tantos outros (ver lista abaixo).

De acordo com o vice-reitor da UFRPE, ao final do encontro foi assinado um documento para a efetivação do que foi discutido e proposto na reunião.

“Além disto, propus e dialoguei com as Instituições Mexicanas presentes sobre outros temas de interesse comum, e de possíveis parcerias como: Ensino de Português e Espanhol; Semiárido; Produção de E-books em língua portuguesa e espanhola; Engenharias; Tecnologia da Informação (TI); Desigualdades Sociais e Regionais; Ciência do Mar; Gastronomia e Segurança Alimentar; e Juventude”, ressaltou Marcelo Brito Carneiro Leão.

“Em nosso retorno vamos chamar as pessoas e grupos nessas áreas para dialogar sobre a possibilidade destas parcerias com a Instituições Mexicanas”, completou o vice-reitor.

Confira abaixo os temas debatidos na reunião da Subcomissão de Cooperação Educacional Brasil – México.

1. Colaboração acadêmica
1.1. Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação (PAEC OEA/GCUB – Bolsas Brasil)
1.2. Programa de Estudantes-Convênio de Graduação e Pós-Graduação (PEC-G e PEC-PG)
1.3. Universidade Federal Latino-Americana (UNILA)