UFRPE sedia workshop sobre tecnologias hídricas e gestão de bacias hidrográficas

Integrantes da mesa de abertura do Workshop

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) realizou, nos dias 15 e 16 de outubro, o I Workshop de Tecnologias Hídricas e Gestão de Bacias Hidrográficas. O evento, realizado no Auditório da Pró-Reitoria de Extensão, fez parte das ações do Consórcio Universitas Pernambuco (ler sobre abaixo), e teve como objetivo promover a aproximação entre pesquisadores de instituições de todo o Estado, favorecer a troca de experiências e o fortalecimento de laços institucionais, além de fomentar a construção de uma agenda cooperativa de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica voltada a uma convivência positiva com o semiárido.

De acordo com o coordenador do Consórcio Universitas e professor da UFRPE, Abelardo Montenegro, a gestão dos recursos hídricos em Pernambuco é um desafio que precisa ser enfrentado por toda a sociedade. Segundo o docente, gestores públicos de todas as instâncias e, em especial, instituições de ensino, pesquisa e extensão, precisam trabalhar em conjunto na busca por alternativas voltadas à segurança hídrica em Pernambuco.

"A água é um bem precioso e cada vez mais escasso. É fundamental que as instituições de pesquisa trabalhem em conjunto, de forma articulada e integrada, de modo a induzir a elaboração de políticas voltadas à gestão hídrica em nosso Estado", enfatizou Abelardo Montenegro.

foto do auditório da Pró-reitoria de extensao. Pessoas sentadas nas poltronas, foto tirada dos fundos, voltada para o palco principal do auditórioDurante o I Workshop de Tecnologias Hídricas, Hidrologia e Gestão de Bacias Hidrográficas foram apresentados 42 trabalhos acadêmicos, sobre temas como: tecnologias de tratamento de água e aproveitamento racional; água para consumo humano, animal e agrícola; gestão e revitalização de bacias hidrográficas; convívio com escassez e disponibilidade hídrica das bacias; apropriação tecnológica por parte dos usuários; instrumentação e automação; ecohidrologia; geoprocessamento; entre outros assuntos.

Participaram da abertura do Workshop a reitora da UFRPE, Maria José de Sena; o reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Pedro Falcão; a presidenta do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Nedja Moura; a representante da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), Ana Cássia; o Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Nivaldo Miranda; a representante da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Arminda Saconi; entre outras representações institucionais.

Universitas
O consórcio Pernambuco Universitas Pernambuco foi criado em novembro de 2014. Pioneiro no país, o convênio busca promover a cooperação técnica, científica, educacional e cultural entre as cinco universidades, visando o desenvolvimento e a execução conjunta de programas e projetos, e o intercâmbio em assuntos educacionais, culturais, científicos e tecnológicos. Participam do convênio a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade de Pernambuco (UPE), a Universidade do Vale do São Francisco (Univasf) e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

Seguem abaixo algumas imagens do evento.

reitora da UFRPE ao microfone durante mesa de abertura

foto do auditório com público sentado assistindo palestras

público do auditório assistindo palestras

público sentado no auditório assistindo palestras