UFRPE representa Pernambuco na Comissão Nacional de Articulação da Organização das Nações Unidas para os ODS

A promoção da sustentabilidade é um compromisso fundamental para a UFRPE. A Instituição, que há poucos meses aderiu à Rede Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Rede ODS), criada pela Organização das Nações Unidas em 2015, passa agora a representar oficialmente o estado de Pernambuco na Comissão Nacional de Articulação da ONU para os ODS, no período 2018-2019.

“Além da adesão da rede de instituições que incorporam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável/ONU, passamos a ser a ser a única instituição de Pernambuco a compor a Comissão Nacional de Articulação para o período 2018-2019”, ressalta a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Carolina Raposo.

UFRPE e Rede ODS

O Desenvolvimento Sustentável nunca foi tão importante para garantia de recursos necessários à qualidade de vida e bem-estar social das gerações atuais e futuras. Foi pensando nisso que a ONU (Organização das Nações Unidas) definiu, em 2015, 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). As propostas progressistas agora requerem adesão da sociedade civil dos Estados-membros da ONU, da qual o Brasil faz parte.

A Universidade Federal Rural de Pernambuco, compromissada com os valores de sustentabilidade, dá um importante passo em defesa desta bandeira, ao inserir-se na rede de instituições que incorporam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável aos seus trabalhos - a Rede ODS.

Agora, docentes, técnicos e discentes da UFRPE podem demonstrar interesse na participação dos grupos de trabalho da Rede, que é gerenciada na Universidade pela Coordenadoria de Sustentabilidade (CS), vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan).

O que são os ODS?

A ONU adotou a agenda internacional de sustentabilidade, o marco inicial desse compromisso foi os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que expiraram em 2015. As principais nações signatárias do protocolo dos ODM fizeram balanço das atividades e a ONU relançou uma nova agenda de sustentabilidade, de 2015 a 2030: os ODS (objetivos do desenvolvimento sustentável). Os novos objetivos são iniciativas para o alcance da sustentabilidade num sentido mais amplo, definidos por 17 propostas. Qualidade de vida, equidade de gênero e questões ambientais, do ponto de vista de ecossistemas, são alguns dos objetivos vislumbrados.

Cada objetivo da rede ODS requer várias ações para o alcance dos resultados, por meio da união da sociedade civil, poder público e, consequentemente, as instituições de ensino. Os atores da sociedade brasileira têm um papel importante no alcance desses objetivos, por esse motivo, faz-se necessário o diálogo da UFRPE, por ser um ator federal da administração pública, com a sociedade civil, para a incorporação e defesa dos ODS.