UFRPE recebe seminário interdisciplinar de Geografia

Na próxima sexta-feira (18/08), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) promove o primeiro Seminário Integrador Interdisciplinar: população, economia e espaço geográfico. O evento acontecerá no Auditório do Centro de Ensino de Educação (CEGOE/UFRPE). As inscrições podem ser feitas pelo link: http://bit.ly/2rjotV9

O Seminário Integrador Interdisciplinar é uma atividade de extensão surgida a partir da iniciativa dos alunos das disciplinas Geografia Humana e Econômica (Ciências Sociais) e Geografia da População (Ciências Sociais/Economia). A orientação das atividades estão sob comando do professor Otávio Santos, do Departamento de História (DHist). O objetivo é debater o papel dos conhecimentos geográficos na formação do cientista social e do economista. A proposta ainda pretende refletir sobre processos sociais contemporâneos que influem diretamente no papel das ciências humanas. Polarização política e a vitória eleitoral de partidos conservadores em diversos lugares do mundo serão alguns temas abordados.

Mais informações podem ser conferidas na página do evento:

Confira toda PROGRAMAÇÃO abaixo:

14h-16h - Mesa de abertura

“O papel das ciências humanas em tempos de insensatez”:

Ementa: Qual o papel das ciências humanas em um período marcado pela polarização política e pela defesa apaixonada de pontos de vista que dificultam o diálogo e até mesmo a convivência entre as pessoas? Qual o papel dos cientistas sociais, historiadores, economistas e geógrafos em um contexto social pautado pela intolerância, pela incerteza informacional e pela dificuldade de pensar criticamente? Como incentivar a intelectualidade a endossar o papel da ciência na compreensão do mundo humano? Essas são algumas das principais questões que serão tratadas nesta mesa, cujo objetivo é lançar luz sobre o acirramento das polarizações políticas no Brasil e no mundo a partir de diferentes perspectivas dentro das ciências humanas.

- Prof. Dr. José Carlos Gomes Marçal (DECISO/UFRPE)

- Prof.ª Dr.ª Alessandra Uchôa Sisnando (DECISO/UFRPE)

- Prof. Dr. Otávio Augusto A. dos Santos (DEHist/UFRPE)

16h-16h30 - Café

16h30-18h - Painel

“O pensamento de Milton Santos e as ciências humanas”

Ementa: A obra miltoniana é extremamente rica e necessária à compreensão da realidade brasileira, sobretudo no que diz respeito as suas desigualdades territoriais. Neste sentido, o objetivo deste painel é apresentar alguns dos principais elementos do pensamento deste geógrafo para a compreensão do mundo contemporâneo e, em especial, para a reflexão da realidade brasileira.

- Prof.ª Dr.ª Mariana Zerbone Albuquerque (DEHist/UFRPE)

- Prof. MSc. Thiago Adriano Machado (doutorando UFF)

18h-19h - Lanche coletivo / Atividade cultural

19h-21h - Exposição e apresentação das pesquisas discentes no hall do CEGOE/UFRPE