UFRPE realiza entrega de medalhas da Olimpíada Pernambucana de Matemática

logo da opemat

Será realizada, nesta sexta-feira (14/12), às 14h, a cerimônia de premiação da Olimpíada Pernambucana de Matemática (OPEMAT), cujos resultados foram divulgados no dia 26 de novembro. A OPEMAT é uma atividade de extensão realizada pelo Departamento de Matemática da UFRPE e tem, entre seus objetivos, identificar estudantes do ensino fundamental e médio com bom desempenho em matemática para representarem Pernambuco em competições nacionais e internacionais.

Durante a cerimônia de premiação, serão entregues 38 medalhas de ouro, prata e bronze aos estudantes que tiveram, em cada nível, os melhores resultados da OPEMAT.

As inscrições para a OPEMAT foram gratuitas e ocorreram através do site oficial do evento (http://www.opemat.com.br). A competição foi dividida em três níveis e realizada no dia 20 de outubro, em 8 polos espalhados pelo estado de Pernambuco. Ao todo, 1.380 alunos de 168 escolas (públicas e particulares) se inscreveram nesta edição.

A primeira edição da OPEMAT foi realizada em 2015, com 150 participantes do Recife e de Caruaru. Em sua segunda edição, em 2016, 176 escolas e 511 estudantes participaram da Olimpíada. No ano passado, cerca de 1 mil alunos de 7 municípios participaram da competição.