UFRPE realiza encontro de formação sobre o Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH)

foto do encontro

Foi dado, na manhã da última quinta-feira (13/02), um passo importante para o fortalecimento da gestão de pessoas na UFRPE, em encontro realizado no Laboratório de Informática do CEAGRI 1, no campus Dois Irmãos/Recife. Na ocasião, foi realizada uma formação para a implementação do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH), com a participação de gestores e servidores de diversos setores da UFRPE. Profissionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRPE), instituição responsável pelo desenvolvimento do sistema, foram os responsáveis pela apresentação do SIGRH e tiraram as principais dúvidas dos participantes da formação.

"A previsão é de que já em abril o sistema esteja em disponível na nossa Universidade. É claro que precisaremos fazer alguns ajustes nesse processo, mas acreditamos que muito em breve o SIGRH já esteja em pleno funcionamento na UFRPE", ressaltou a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Patrícia Gadelha.

Entre as funcionalidades, o SIGRH prevê a informatização de procedimentos de recursos humanos, como marcação/alteração de férias, cálculos de aposentadoria, avaliação funcional, dimensionamento de força de trabalho, controle de frequência, concursos, capacitações, atendimentos on-line, serviços e requerimentos, registros funcionais, relatórios, entre outros. A maioria das operações possui algum nível de interação com o Sistema Integrado de Administração de Pessoal (SIAPE), enquanto outras são somente de âmbito interno.

Os participantes do encontro serão responsáveis por disseminar as informações sobre os usos do SIGRH nos seus respectivos setores. As principais dúvidas do encontro se deram em torno do ponto eletrônico dos servidores técnico-administrativos, previsto para iniciar no mês de abril. Quando o sistema estiver liberado, cada servidor deverá criar um perfil específico no site do SIGRH (https://sigs.ufrpe.br/sigrh/) e passará a fazer o registro de ponto diretamente no sistema.

De acordo com o vice-reitor da UFRPE, Marcelo Brito Carneiro Leão, o SIGRH faz parte de um convênio mais amplo assinado em 2018 com a UFRN. Além do SIGRH, o Sistema Integrado de Gestão (SIG) inclui o SIGAA, responsável pela Gestão das Atividades Acadêmicas; o SIPAC, destinado à gestão de Patrimônio, Administração e Contratos; e o SIGAdmin, voltado às áreas de administração e comunicação.

"A sociedade tem cobrado as instituições públicas a serem cada vez mais transparentes e eficazes em seus processos de gestão. A implementação do SIGRH na UFRPE faz parte dos novos desafios da Administração Pública, além de serem exigência da sociedade e dos órgãos de controle”, disse o vice-reitor.

Os módulos que compõem o SIG serão implementados na instituição ao longo de 2020. No primeiro semestre deste ano, além do SIGRH, o SIGAA passa a funcionar em caráter experimental na Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho (UACSA), devendo ser expandido para toda a UFRPE no segundo semestre, em substituição ao atual SIG@. O SIPAC também deve entrar em funcionamento ainda no primeiro semestre deste ano.

Saiba mais: http://bit.ly/2UTk3US