UFRPE promove o IV Seminário Internacional Desfazendo Gênero

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) realizará, nos dias 13 a 15 de novembro de 2019, o IV Seminário Internacional Desfazendo Gênero. Este ano, o evento acontecerá no Centro de Convenções do Recife e trará para debate o tema: “Corpos dissidentes, corpos resistentes: do caos à lama”.

Como forma de incentivo ao debate e troca de experiências, o evento proporcionará aos presentes a participação em mesas redondas, apresentação de trabalhos orais e pôsteres, simpósios temáticos e lançamentos de livros.

As inscrições de simpósios deverão ser efetuadas até o dia 09 de abril, por meio do preenchimento do formulário disponível no site http://www.desfazendogenero.com.br, observando-se os prazos estabelecidos para cada modalidade de inscrição, e mediante o pagamento das respectivas taxas referentes a cada uma das formas de participação no evento.

Estudantes interessados em participar da monitoria terão até o dia 03 de abril para realizar sua inscrição, também pelo site.

A quarta edição do Seminário Internacional Desfazendo Gênero reforça o seu caráter político, em sentido amplo, de problematizar e recriar de forma permanente a produção de conhecimento sobre gênero, de compreender que essa produção também é política, de entender que o ativismo também produz conhecimentos e de que todo saber precisa estar a serviço de políticas para que as pessoas respeitem, reconheçam e aprendam com as múltiplas possibilidades de gênero que existem em nossa sociedade.

O debate do seminário está em torno de problemas diversos que envolvem a relação do gênero e da sexualidade com a historicidade das práticas de violência contra pessoas que se enquadram em padrões normalizadores, com marcadores sociais importantes como raça/etnia e classe e com os limites do ativismo social.

Diante disso, a abrangência do evento é de grande proporção, reunindo pessoas interessadas de diversas formações e perfis, com predominância para estudantes, pesquisadores/as, professores/as de diferentes níveis de ensino, artistas e ativistas. Os conhecimentos que alicerçam as propostas desse evento são inspirados em uma construção rizomática de desejos/performances/saberes.

Os professores da UFRPE Iran Ferreira de Melo e Natanael Duarte e Azevedo serão os responsáveis pela coordenação geral do IV Seminário Internacional Desfazendo Gênero.

Informações: http://www.desfazendogenero.com.br.

Contato: contato@desfazendogenero.com.br.