JavaScript não suportado

 

UFRPE participa do quarto encontro do Laboratório Misto Internacional Tapioca

imagem do logo do projeto tapioca

O Centro de Estudos e Ensaios em Risco e Modelagem Ambiental (Ceerma) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) sedia, nestas quarta (26) e quinta (28), o quarto encontro do Laboratório Misto Internacional Tapioca (“Tropical Atlantic Interdisciplinary laboratory on physical, biogeochemical, ecological and human dynamics” – em português, “Laboratório Interdisciplinar do Atlântico Tropical sobre dinâmica física, biogeoquímica, ecológica e humana”).

O LMI Tapioca é uma iniciativa conjunta do Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento, na França (IRD France), a UFPE e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O projeto visa fortalecer a cooperação científica e acadêmica entre as duas universidades pernambucanas e os pesquisadores franceses do IRD, criando uma rede de excelência na área de Ciências Marinhas. São mais de cem pesquisadores e estudantes unidos pelo objetivo de aprimorar a internacionalização das ciências marinhas no Nordeste do Brasil e preencher lacunas científicas, tecnológicas e metodológicas.

No primeiro dia, haverá apresentações temáticas das 9h às 17h30. No segundo e terceiro dias, haverá quatro workshops: “Processos biogeoquímicos: estrutura termohalina, oxigênio, nutrientes e produção primária”, “Bases de dados e revisão da biodiversidade marinha no nordeste do Brasil a partir de pesquisas da Abraços”, “Um oceano de plástico” e “Planejamento espacial marinho - O bem, o animal e o feio: integrando a conservação da biodiversidade e a pesca artesanal no planejamento espacial marinho, evitando o risco de captura do oceano por um dos muitos usuários do espaço no mar”.

Informações: Ascom UFPE