UFRPE leva astronomia a estudantes de escolas públicas durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Pessoas sentadas numa mesa e outra em pé palestrando

A lua, as estrelas, os planetas e demais corpos celestes têm atraído o olhar humano ao longo de milênios. Não só os pesquisadores e astrônomos, mas também artistas, poetas e enamorados sempre encontraram no céu inspiração e encantamento. Abraçando o compromisso em popularizar a ciência e tendo a astronomia como ponto de partida para a inclusão, a equipe do projeto de extensão da UFRPE Desvendando o Céu Austral marca presença na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, que vai até o próximo sábado (28/10) em todo o Estado.

O projeto envolve cursos astronômicos, atividades de turismo astronômico e as ações educativas de sensibilização e popularização da ciência, sob coordenação do astrofísico e professor da UFRPE Antônio Carlos Miranda e a participação de monitores de diversos cursos da UFRPE.

Nesta quarta-feira, a equipe realiza uma série de atividades junto a estudantes de escolas da rede pública de ensino no Centro de Ensino de Ciências do Nordeste (Cecine-UFRPE), das 9h às 16h. No dia seguinte, segue para o município de Itacuruba, para o Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (Oasi), coordenado pelo Observatório Nacional em convênio com a UFRPE.

Na sexta-feira, é a vez de estudantes da Escola de Referência (Erem) de Itacuruba participarem das ações de popularização da ciência.

Já no sábado, o município de Afogados da Ingazeira recebe o projeto, que encerra a a SNCT 2017 em Pernambuco. Na ocasião, será fundado o Clube de Astronomia de Afogados da Ingazeira, uma iniciativa da equipe do Desvendando o Céu Austral da UFRPE, junto à prefeitura municipal. O Clube funcionará numa escola municipal e terá observatório com telescópios e lunetas, grupo de montagem e lançamento de foguete e minicursos de astronomia de forma permanente.

“Já basta de a universidade ficar fechada em si. Pesquisadores ficarem em frente a um computador, dentro de um gabinete, e a sociedade nem sabe o que é que eles fazem. Popularizar é dar a oportunidade de as pessoas conhecerem a ciência e apresentar o que o Brasil tem de ciência”, enfatiza o professor Antônio Carlos Miranda.

Confira o vídeo sobre o projeto Desvendando o Céu Austral no Canal UFRPE: https://www.youtube.com/watch?v=8oPSVwd3jyk