UFRPE lança novo portal com acessibilidade e inovações

Imagem da página principal do novo portal eletrônico da UFRPE

A UFRPE celebra 105 anos de fundação dos seus primeiros cursos com uma série de inovações na área da tecnologia e da comunicação. A partir desta segunda-feira (6/11), o portal institucional – www.ufrpe.br – ganha formato de excelência no quesito acessibilidade e transparência.

O novo projeto atende aos padrões internacionais de acessibilidade digital e comunicacional e apresenta maior destaque às notícias, editais, reportagens especiais e vídeos institucionais da UFRPE, bem como permite acesso a serviços importantes à comunidade universitária e ao público externo.

Desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) e pela Coordenadoria de Comunicação Social (CCS), com aprovação do Comitê de Tecnologia da Informação (CTI), o novo portal sai da zona vermelha e permanece na verde a partir do Avaliador e Simulador de Acessibilidade em Sítios (Ases), o que significa um sítio eletrônico mais de 95% acessível. Pessoas com deficiência visual, por exemplo, passam a contar com conteúdo descritivo em todas as imagens publicadas. Os menus também permitem leitura de diversas ferramentas para deficientes auditivos e também para os visuais.

O sítio permanece na plataforma Drupal, garantindo a segurança da informação e comunicações, bem como mantém hospedados os sistemas institucionais como SIG@, o AVA e o serviço de e-mail.

Entre as novidades, estão menus mais práticos e explicativos, que facilitam a navegação do público externo, como, por exemplo, pessoas interessadas em ingressar nos cursos da Instituição.

A maior interatividade também é marca do novo portal. Além das seções de Notícias, Comunicados, Editais e Especiais, também é possível clicar nos aplicativos desenvolvidos por estudantes e professores da UFRPE, acessar os mecanismos de cidadania digital e o Módulo de Protocolo do Sistema Integrado de Patrimonio, Administração e Contratos (SIPAC), por meio do submenu Processo Eletrônico. Outra novidade é a maior facilidade para a divulgação de notícias, que também ganha serviço de fila de chamados RT, tornando-se mais ágil e de fácil controle para quem solicita e quem publica.

O portal também inova com a seção Artigos, em que pesquisadores, docentes, estudantes e técnicos-administrativos poderão publicar artigos científicos ou não. No mesmo menu, é possível acessar o Boletim de Serviços da UFRPE, fazer download de livros da Editora Universitária e consultar o acervo da Sistema Integrado de Bibliotecas.