UFRPE celebra 105 anos de fundação dos primeiros cursos com programação especial

imagem dos 105 anos

A UFRPE celebra, a partir do dia 6 de novembro, 105 anos de fundação dos seus primeiros cursos: Agronomia e Medicina Veterinária, fundados por monges beneditinos, em 3 de novembro de 1912, quando das Escolas Superiores de Agricultura e Veterinária, sediadas no Mosteiro de São Bento de Olinda-PE. Ao mesmo tempo, comemora o centenário de colação de grau das primeiras turmas de estudantes de tais escolas. Para marcar tão importante data, foi preparada programação especial, entre os dias 6 e 11 de novembro, com homenagens, seminário, publicações, missa de ação de graças e apresentações culturais, incluindo um bate-papo com o poeta Jessier Quirino.

Além da programação (ver abaixo), a passagem dos 105 traz uma série de inovações, que serão apresentadas na mesma semana, a exemplo do novo portal institucional, novo vídeo institucional, lançamento de Plaquete Comemorativa e republicação de documentos históricos e do documentário UFRPE: um século de memórias.

Desde o momento da criação das Escolas Superiores de Agricultura e Medicina Veterinária São Bento pelos monges de orige alemã, liderados por D. Pedro Roeser, que vieram em missão educacional ao Mosteiro de São Bento, em Olinda-PE, em 1912, foram semeados os cursos pioneiros que viriam a constituir a UFRPE. Ao longo dessa trajetória, a Instituição passou de Escolas Superiores de São Bento para a Universidade Rural de Pernambuco (URP), em 1947, sendo federalizada em 1955 para finalmente assumir a alcunha de Universidade Federal Rural de Pernambuco, em 1967, integrando-se ao Sistema do Ministério da Educação e Cultura por meio do Decreto nº. 60.731, de 19 de maio.

Sua história secular é marcada, ao mesmo tempo, pela capacidade de inovação ao buscar contribuir com a superação dos problemas socioambientais e o desenvolvimento sustentável em projetos e pesquisas que envolvem as ciências tecnológicas, agrárias, humanas, sociais e exatas. O novo perfil da Instituição abrange 55 cursos de graduação, incluindo Administração, Economia, Educação Física, Gastronomia, Sistemas de Informação, Ciência da Computação e diversas Engenharias, no campus do Recife e nas Unidades Acadêmicas de Garanhuns (UAG), de Serra Talhada (UAST) e do Cabo de Santo Agostinho (UACSA), além de Educação a Distância.

Na pós-graduação, destaca-se na produção de pesquisa com 56 mestrados e doutorados. Também oferta Ensino Médio e cursos técnicos no Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (Codai).

Composta por mais de 1200 professores, mais de mil técnicos e cerca de 15 mil estudantes, a UFRPE possui ainda estações avançadas de pesquisa, ou seja, campi situados no Litoral, na Zona da Mata, no Agreste e no Sertão de Pernambuco.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DOS 105 ANOS