UFRPE assina acordo de cooperação técnica e científica com Articulação do Semiárido Brasileiro

A Universidade Federal Rural de Pernambuco assinou, na última terça (26/11), o acordo de cooperação técnica e científica com a Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), organização que atua com a convivência na região do Semiárido. O contrato tem o objetivo de promover, incentivar e facilitar a integração entre a UFRPE e ASA para cooperação e intercâmbio das atividades de pesquisa, desenvolvimento e prestação de serviços técnicos especializados executadas por ambas instituições. Na ocasião, a Pró-reitora de Ensino de Graduação, Maria do Socorro de Lima Oliveira, representou a UFRPE na assinatura do documento.

A UFRPE já estabelece diálogo com a ASA há anos. O pacto  formal reforça a boa relação da entidade com a universidade. As atividades da ASA e UFRPE agora estão amparado legalmente por um projeto que estreita as relações. Na UFRPE, os Núcleos de Agroecologia dos campi - Agrofamiliar (UAG); NEPPAS (UAST) e NAC (Sede) -, alunos de graduação, pós-graduação e gestores foram beneficiados com o acordo de cooperação.

A professora Maria do Socorro de Lima Oliveira tem aproximação com a Articulação do Semiárido Brasileiro desde a graduação. Atualmente como Pró-reitora, a professora diz que a primeira ação da relação estabelecida é  “motivar formação específica de cursos para agricultores familiares no Brasil e em alguns países da América Latina, por meio de ensino à distância”. A plataforma de acesso ao curso será viabilizada pela UFRPE. A gestora ainda conta que a primeira atividade em conjunto é só o início.

Comprometida com o ensino de qualidade, pesquisa e extensão, a UFRPE estabelece o diálogo com a Articulação do Semiárido Brasileiro para “permitir aprimorar todas as ações e trazer, de fato, enquanto universidade pública e inclusiva, a sociedade para a universidade, cumprindo assim o seu papel social”, conclui a Pró-reitora ao destacar a importância do acordo com a ASA.