Tartarugas marinhas são tema de livro infantil lançado por pesquisadoras da UFRPE

tartaruga marinha nadando

A professora Ednilza Maranhão segurando o livro Arley e as tartarugas
Ednilza Maranhão, professora do Departamento de
Biologia, é uma das autoras de "Arley e as tartarugas".

Julianne Mendonça - texto e fotos
julianne-ccs@ufrpe.br

Educar para preservar! Esta é a proposta do livro ‘Arley e as tartarugas’, de autoria da estudante Ana Luisa Souza e da professora Ednilza Maranhão, ambas vinculadas ao Departamento de Biologia UFRPE. A publicação foi lançada em novembro de 2018, na VII Reunião da RETAMANE (Rede de Conservação de Tartarugas Marinhas do Nordeste do Brasil) e é resultado da monografia de Ana Luisa.

Publicado pela Editora Universitária da UFRPE, o livro conta a história real de Arley, um menino que resolveu contribuir para a preservação das tartarugas e acabou fundando uma organização não governamental para cuidar dos animais que encontrava na praia. A ideia do livro surgiu de uma parceria com a ONG EcoAssociados, de Porto de Galinhas, onde os discentes de graduação e pós-graduação do curso de Ciências Biológicas, da UFRPE, participam das atividades.

Dentro deste histórico, Ana Luisa, que na época fazia bacharelado em Ciências Biológicas, trabalhou na Escola Educandário Divino Mestre, em Ipojuca, quando direcionou seus conhecimentos sobre educação ambiental e preservação dos animais marinhos para as crianças do fundamental 1.

O desenvolvimento da prática de conscientização dentro das salas gerou a participação ativa das crianças na construção do livro. Para entender a importância dos animais marinhos, as crianças passaram por um processo de 4 etapas para colocar o aprendizado em prática: visitaram a ECO Associados, conheceram mais sobre a história das tartarugas e sobre cuidados com os animais que estavam machucados e depois foram à praia para ver os filhotes de tartaruga nascendo. Na quarta, e última, etapa, os estudantes fizeram desenhos para representar a experiência e tudo o que aprenderam. O material produzido pelos alunos passou por uma curadoria e alguns dos desenhos vieram a ilustrar o livro.

A obra produzida por Ana Luisa e Ednilza serviu para alcançar a comunidade, após perceberem que as crianças do próprio contexto litorâneo não conheciam a história dos animais. “Muitas das crianças que moram no contexto litorâneo não conheciam a importância desses animais, então percebemos que a educação ambiental é urgente e pontual. Tentamos desenvolver um material para sensibilizar esse público, assim como os demais moradores da região também” explica a professora.

Além da conscientização ambiental, ‘Arley e as tartarugas’ surge como uma ferramenta didática para falar sobre o tema e estimular a conservação das espécies, reforçando também a importância da leitura. “Nosso diferencial é mostrar que desde cedo temos atores fazendo a diferença, mostrando nossas grandezas naturais que precisam de cuidados por meio de oficinas de leituras. Queremos estimular essas descobertas por meio dos livros”, afirma Ednilza.

O objetivo das escritoras é distribuir o livro por outras escolas de Ipojuca e treinar professores da pré-escola e do fundamental 1 para oficinas de leitura para este público. ‘Arley e as tartarugas’ será relançado pela ECO Associados em fevereiro de 2019, em algumas escolas da região e em junho, na Fliporto.