Solenidade marca abertura da XVIII JEPEX. Confira programação completa!

logo da Jornada de Ensino,  Pesquisa e Extensão da UFRPE

Será iniciada nesta terça-feira (16/10) a XVIII edição da Jornada e Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPEX) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Com o tema “Ciência e Tecnologia para o Fortalecimento da Educação”, a XVIII JEPEX será realizada em 16 a 18 de outubro no Recife e no Cabo de Santo Agostinho (UACSA), de 30/10 a 1 de novembro em Serra Talhada (UAST), de 6 a 8/11 em Garanhuns (UAG) e de 21 a 23 no Colégio Dom Agostinho Ikas (Codai) e no dia 20 de outubro para a Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UEADTec).

A solenidade de abertura será realizada nesta terça-feira (16/10), no Anfiteatro do Centro de Ensino de Graduação (Cegoe), no campus Dois Irmãos, no Recife.

Maior evento acadêmico da Instituição, a XVIII JEPEX tem como missão a divulgação e preservação da memória científica da comunidade acadêmica. Por meio de uma programação diversificada (anexo abaixo), a Jornada busca promover a interação, discussão e debates nos diversos eixos do conhecimento.

Segundo o professor Alex Souza Moraes, da Comissão Organizadora da XVIII JEPEX, “o evento se consolida como um espaço indispensável para que o público acadêmico possa interagir com a sociedade de forma geral, trazendo para dentro da universidade as demandas que a população necessita”.

Neste ano a Jornada contará com algumas novidades. Segundo comunicado da Comissão Organizadora, uma grande novidade é que a partir de 2018 a JEPEX passa a ser considerada um evento oficial previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFRPE, classificado como evento Regional.

Outra boa notícia é que a apresentação de trabalhos poderá ser feita por meio de vídeo, medida que tem o objetivo de atender o público com dificuldade de deslocamento até o local do evento. Além disso, a possibilidade de apresentação por meio de vídeo busca fortalecer a participação da sociedade, promover, integrar, divulgar e preservar a memória científica da UFRPE.

Participam da JEPEX professores, pesquisadores, técnicos da educação e estudantes da UFRPE e de outras instituições de ensino superior, bem como, estudantes e professores de escolas do Ensino Médio e profissionais diversas áreas e empresas relacionadas com os temas do evento. O público poderá participar das atividades dos eventos realizados e organizados pelos principais programas e órgãos da universidade. Os estudantes e professores da UFRPE têm ainda a oportunidade de integrar as atividades das componentes curriculares dos cursos à JEPEX.

Saiba mais: www.jepex.ufrpe.br