Sancionada Lei da Semana da Astronomia do Recife, de co-autoria da UFRPE

Convidados e autoridades na mesa do plenário da Câmara

Foi sancionada, nessa terça-feira (20/03), a Lei nº 18.469, que cria a Semana da Astronomia do Recife. Proposta pelo vereador Wanderson Florêncio, a Lei tem co-autoria do projeto Desvendando o Céu Austral, coordenado pelo professor da UFRPE Antônio Carlos Miranda. A solenidade de promulgação ocorreu no plenário da Câmara, e contou com a participação do professor Miranda, de estudantes da rede pública de ensino e autoridades envolvidas.

A partir da legislação, fica instituída anualmente, no Reife, a Semana da Astronomia, sempre a partir do dia 20 de setembro, dia do nascimento do cientista George Marcgrave. “Marcgrave foi o astrônomo trazido por Maurício de Nassau, que instalou, no Recife, o primeiro observatório astronômico das Américas, em 1638”, explica o professor.  De acordo com ele, a Assembleia Legislativa também já está trabalhando na criação da Lei Estadual, que instituirá a Semana da Astronomia de Pernambuco.

O Desvendando o Céu Austral é um projeto de extensão da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Foi concebido dentro do curso de Licenciatura em Física da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UEADTec/UFRPE), sob o título Desvendando o Céu Austral: Ciência, Tecnologia e Inclusão Social. As atividades foram iniciadas em 2014, a partir da sua aprovação no Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Superior e do Programa de Extensão Universitária (ProExt).

Sua principal missão é a inclusão social, a partir de estratégias de incentivar e despertar interesses em conhecer a história da ciência, em particular da astronomia em Pernambuco. Também busca elevar a autoestima de professores e estudantes no sentido de sua formação e de suas participações em atividades interativas em espaços não formais de educação para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem da ciência, que desmitifiquem que aprender ciências e tecnologias é para poucos.

O projeto envolve cursos astronômicos, atividades de turismo astronômico e as ações educativas. A equipe é integrada por estudantes de graduação da UFRPE e de outras instituições, bem como do Ensino Médio, além de técnicos-administrativos. Entre as atividades permanentes estão as observações astronômicas realizadas aos domingos na Torre Malakoff, oficinas de constelações e de foguetes educativos em escolas públicas em todo o Estado e as ações do Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (Oasi), em Itacuruba-PE, coordenado pelo Observatório Nacional em convênio com a UFRPE.

MARCGRAVE – O cientista Jorge Marcgrave passou pelas melhores universidades europeias do século XVII e participou ativamente do governo do Conde Maurício de Nassau na capital pernambucana. De acordo com Matsuura (2010), o astrônomo construiu e aperfeiçoou os equipamentos de observação astronômica, atingindo alto nível de produção científica, o que teria legitimado o Recife como “Berço da Astronomia Moderna das Américas”.