Saúde mental e envelhecimento é tema de palestra para cuidadores de idosos

Imagem com título da palestra e participantes

No próximo dia 17 de abril, às 15h, a equipe do Departamento de Ciências Domésticas promove a palestra Saúde mental e o processo de envelhecimento no Centro de Formação e Lazer do Sindsprev. A atividade é parte do conteúdo programático do Curso de Cuidadores de Idosos, ministrado através do Projeto de capacitação e desenvolvimento pessoal de trabalhadores/as para a área de hospedagem e outros serviços.

A palestra será proferida pela pesquisadora em Psicologia Clínica e Gerontologia Cirlene Silva, com a participação, no debate, das pesquisadoras Joseana Saraiva (DCD/UFRPE) e Iêda Litwak.

O curso é desenvolvido pelo Departamento de Ciências Domésticas/Pró-Reitoria de Extensão/ UFRPE, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social (Sindsprev) e apoio da Comissão de Direitos Humanos da UFRPE.

O projeto vem sendo desenvolvido desde o dia 1º de, no Centro de Formação e Lazer do Sindsprev, com o objetivo de preparar, numa perspectiva de desenvolvimento integral, trabalhadores/as para o exercício das funções de Camareira/o e Auxiliar de Serviços de Limpeza; Cozinheiro Básico e Auxiliar de Cozinha; Garçom, Garçonete e Barman e Cuidadores/as de idosos. A ideia é capacitar os profissionais para o trabalho em organizações públicas e privada caracterizadas como de hospedagem, empresas similares e outras organizações como de estética e bem estar, clínicas médicas, casas de repouso, instituições de longa permanência para idosos, clubes desportivos, ou sociais, navios, hotéis, pousadas, resorts, flats, spas, academias, entre outros.

Os cursos integram uma carga horária de 150 horas/aula, com  as turmas completas, com 35 alunos/as, composta por trabalhadores/as associados/as do referido sindicado e das comunidades circunvizinhas ao Sindsprev.

Para o Departamento de Ciências Domésticas e para o Sindicato, a capacitação de trabalhadores/as, jovens e adultos para o mundo do trabalho e para vida pode contribuir de forma positiva para transformar a questão social e minimizar as desigualdades sociais através do trabalho, entendido como atividade humana que tem como fim propiciar meios ao trabalhador para obtenção de sua subsistência e autonomia.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Joseana Maria Saraiva, a expectativa é que a ação de extensão propicie uma educação profissional cidadã, que valorize não apenas o aprendizado técnico, mas possibilite uma formação que amplie a visão de mundo dos participantes. “A intenção é conduzir essas pessoas a sujeitos/agentes de transformação de sua realidade, capazes de atuar com competência e responsabilidade em diversos espaços sociais. Ademais, promover reflexões sobre vários aspectos da vida cotidiana, acerca das questões sociais, políticas, históricas e culturais”, ressalta.

Para tanto, os cursos estão sendo ministrados por estudantes de graduação, pós-graduação e  profissionais das áreas de Economia Doméstica, Gastronomia, Administração e Ciências do Consumo /UFRPE, sob orientação e coordenação das professoras Joseana Maria Saraiva e Laurileide Barbosa da Silva, também do Departamento de Ciências Domésticas da UFRPE.