PROPLAN em 5 minutos: Você sabe o que é Visão Organizacional?

Você já ouviu falar em “visão”? Muitas pessoas poderão achar essa pergunta pouco pertinente, já que se aprende desde criança que a visão é um dos cinco sentidos e que seria o ato de ver ou enxergar.

Porém, já ouviu falar em “Visão Organizacional”? No ambiente corporativo e empresarial este termo é bastante utilizado e traz uma conotação um pouco diferente!

O “PROPLAN em 5 minutos” deste mês vem trazer um pouco mais de clareza sobre o tema!

A Visão Organizacional é representada por uma declaração em que se estabelece a condição futura que a Organização (entendida como uma empresa, uma universidade, uma ONG ou um setor administrativo) almeja alcançar. Parece complicado, mas é bastante simples!

É importante que a Organização, em seu processo de planejamento, estabeleça seus objetivos para o futuro, e assim o fará de acordo com a sua Visão.

Assim como a Missão, a Visão Organizacional deve ser simples, clara, concisa e de fácil entendimento, de modo que as pessoas que fazem a Organização possam atuar sempre alinhadas. Porém, diferentemente, a Visão Organizacional é definida com um limite temporal, visto que objetivos são estabelecidos para serem alcançados e, com o passar do tempo, precisam ser revisados.

Confira abaixo alguns exemplos de Visão Organizacional:

proplan em 5 minutos

E você, conhece a Visão da organização da qual faz parte?

O “PROPLAN em 5 minutos” é um projeto desenvolvido por esta Pró-Reitoria com o intuito de compartilhar conhecimento com a comunidade universitária em relação a planejamento, gestão, governança, sustentabilidade e outros temas que contribuam para o Desenvolvimento Institucional.