PROPLAN em 5 minutos: você sabe o que é missão organizacional?

Ao se falar em “missão”, o que vem inicialmente a sua mente? Missão militar? Missão religiosa? Missão impossível? Missão secreta? Este termo é de uso bastante comum em nosso idioma e temos certeza de que você já o ouviu em diversos contextos!

O termo “missão” assume diversas significações de acordo com o contexto em que é utilizado e, dessa forma, gostaríamos de discutir o seu uso no contexto organizacional, administrativo ou empresarial.

Você sabe o que é missão organizacional?

O “PROPLAN em 5 minutos” deste mês vem trazer um pouco mais de clareza sobre o tema!

A missão organizacional é um conceito que visa determinar o propósito de uma organização (entendida como uma empresa, uma universidade, uma ONG ou um setor administrativo), ou seja, qual a sua razão de existência.

Dessa forma, a declaração de missão está intimamente ligada aos objetivos institucionais e aos motivos de sua criação. Além disso, deve ser simples, clara, concisa e de fácil entendimento, de modo que as pessoas que fazem a organização possam agir de acordo com seu propósito.

Confira abaixo alguns exemplos de missão organizacional:

quadro informativo

E você, conhece a missão da organização da qual faz parte?

O “PROPLAN em 5 minutos” é um projeto desenvolvido por esta Pró-Reitoria com o intuito de compartilhar conhecimento com a comunidade universitária em relação a planejamento, gestão, governança, sustentabilidade e outros temas que contribuam para o Desenvolvimento Institucional.