Projetos da UFRPE são destaque no Prêmio Vasconcelos Sobrinho

equipe do projeto jacaré

Projetos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) foram destaque na 30ª edição do Prêmio Vasconcelos Sobrinho, em solenidade realizada na última segunda-feira (16/12), no auditório do Cais do Sertão, Bairro do Recife. Criado no ano de 1990, o Prêmio, que tem como objetivo divulgar as boas práticas na área ambiental, traz o nome do pernambucano João Vasconcelos Sobrinho (1908-1989), ex-professor e ex-reitor da UFRPE e um dos pioneiros na área de estudos ambientais no Brasil.

professora jozélia correia
   Jozélia Correira, coordenadora do Projeto Jacaré,
   recebe premiação na categoria Pesquisa Ambiental

Na categoria Pesquisa Ambiental, ficou com a primeira colocação o projeto da UFRPE “Ecologia e conservação de crocodilianos na Mata Atlântica de Pernambuco”, mais conhecido como “Projeto Jacaré”.

“A equipe do Projeto Jacaré, é um grupo comprometido, destemido, profissional, ético e sobretudo apaixonado pela temática conservação da nossa maior riqueza, a Biodiversidade. Neste momento, representada pelos nossos Jacarés”, destacou a coordenadora do projeto, professora Jozélia Maria de Sousa Correia, docente do Departamento de Biologia da UFRPE.

Iniciado em 2013, o "Projeto Jacaré" é desenvolvido pela equipe do Laboratório Interdisciplinar de Anfíbios e Répteis (LIAR) da UFRPE, vinculado ao Departamento de Biologia. Por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão, a iniciativa busca chamar a atenção para a importância da preservação da Mata Atlântica e, de modo especial, das espécies de crocodilianos presentes no bioma e em todo o país.

professor vanildo recebe prêmio no vasconcelos sobrinho
Professor Vanildo Souza de Oliveira fala durante solenidade do
Prêmio Vasconcelos Sobrinho 2019

Já na categoria Inovação Tecnológica, outra ação da UFRPE foi destaque. O projeto “Dispositivo de exclusão de fauna acompanhante em redes de arrasto para camarão (DEFA)”, coordenado pelo professor do Departamento de Pesca e Aquicultura (DEPAq) Vanildo Souza de Oliveira, ficou com a segunda colocação. O projeto é uma contrapartida do governo brasileiro em um projeto da FAO, órgão das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, o Sustainable Management of Bycatch in Latin America and Caribbean Trawl Fisheries (REBYC). Fazem parte do REBYC, além do Brasil, Colombia, Costa Rica, México, Suriname e Trinidad e Tobago. Em nível nacional, o REBYC é coordenado pelo professor Fábio Hazin, docente da UFRPE vinculado ao DEPAq.

O Dispositivo desenvolvido pela UFRPE tem como objetivo reduzir a fauna acompanhante (peixes) na pesca de arrasto de camarão. Esses dispositivos foram desenvolvidos e construídos no Laboratório de Pesca Sustentável LAPESU do DEPAq e permite que os peixes pequenos, que não realizaram sua primeira reprodução, escapem para o meio ambiente, reduzindo a captura de peixes pequenos e indesejáveis para o pescador. O DEFA também possibilita economia financeira para a atividade pesqueira, uma vez que reduz quilos de pescados indesejados e favorece o a economia de combustível das embarcações.

Conheça os vencedores e demais premiados no Prêmio Vasconcelos Sobrinho 2019 neste link: http://bit.ly/2YUXjnB

premiados durante solenidade

Prêmio Vasconcelos Sobrinho

O Prêmio Vasconcelos Sobrinho, criado em 1990 pela Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH, leva o nome de um dos primeiros pernambucanos a lutar pelas causas ambientais no Estado de Pernambuco. Engenheiro agrônomo de profissão e ambientalista por vocação, Vasconcelos Sobrinho, que faleceu em 1989, continua sendo um exemplo a ser lembrado e seguido. Ao promover este concurso, a CPRH quer dar visibilidade aos esforços dos que, assim como Vasconcelos Sobrinho, estão agindo para a melhoria das condições ambientais e da qualidade de vida da população.

Quem foi Vasconcelos Sobrinho

Filho de José Francisco Correia de Vasconcelos e Rita Pinto de Vasconcelos, João Vasconcelos Sobrinho nasceu em Moreno, Pernambuco, em 28 de abril de 1908 e formou-se engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura de São Bento, hoje incorporada à UFRPE.

Dentre as tantas contribuições de Vasconcelos Sobrinho nas causas ambientais através de trabalhos de pesquisa, gestão e literatura específica, listamos sua atuação como fundador e ex-diretor do Jardim Zoobotânico de Dois Irmãos, hoje Parque Ecológico de Dois Irmãos; professor titular da disciplina de Ecologia da UFRPE; fundador e supervisor da Estação Ecológica de Tapacurá; diretor do Serviço Florestal do Ministério da Agricultura, posteriormente denominado Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal - IBDF; membro da Delegação Brasileira para a Conferência das Nações Unidas sobre Desertificação, realizada em Nairobi, em 1977; fundador e diretor do Serviço de Inspeção Florestal e Proteção à Natureza do Estado de Pernambuco.

Vasconcelos Sobrinho escreveu e publicou mais de trinta livros, entre eles Estudos e Observações sobre as Matas de Pernambuco (1937), O Problema Florestal do Nordeste (1940), As regiões naturais de Pernambuco, o meio e a civilização (1949), Regiões Naturais do Nordeste (1971), Catecismo da Ecologia (1982) e Desertificação no Nordeste do Brasil (coletânea de trabalhos publicados pelo Departamento de Recursos Naturais da Sudene, 2002).