Pró-Reitoria de Ensino dá início ao processo de implementação da Caderneta Eletrônica

Estudantes da UFRPE na Biblioteca da Instituição, lendo, conversando.

Professoras e professores da UFRPE passam a contar com uma nova ferramenta de gestão acadêmica a partir do primeiro semestre de 2018. A Caderneta Eletrônica, integrada ao Sistema de Informações e Gestão Acadêmica (SIG@), será disponibilizada a fim de facilitar o trabalho dos docentes no acompanhamento das turmas de graduação. Responsável pelo projeto, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) realiza uma série de encontros de apresentação e formação sobre esse novo instrumento.

Com a Caderneta Eletrônica, os docentes poderão preencher o plano de ensino, realizar o registro das aulas ministradas em cada turma, além de fazer o acompanhamento da frequência diária dos estudantes. Atualmente, o SIG@ já possibilita o preenchimento das notas e das frequências mensais. Os estudantes passam a ter acesso ao plano de ensino das disciplinas pelo SIG@.

Nos semestres letivos 2017.1 e 2017.2, a ferramenta foi utilizada em caráter experimental por professores/as do Departamento de Ciências Sociais (DECISO) e Departamento de Estatística e Informática (DEINFO). Com as observações feitas, o sistema foi sendo customizado para que atendesse as demandas específicas da UFRPE, de modo a constituir-se em instrumento facilitador no dia-a-dia dos docentes na Instituição.

A Caderneta começa a ser implementada em 2018.1 de forma opcional, para que seja assegurado o tempo de adaptação necessário aos usuários.

O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) trabalha em parceria com a PREG na implementação da Caderneta Eletrônica.

Confira abaixo o cronograma dos encontros de apresentação e formação.

- RECIFE/SEDE
Datas: 22/01 e 23/01, às 9h; 24/01 e 26/01, às 14h. Local: Auditório da Pró-Reitoria de Extensão (PRAE).

As inscrições do campus Recife/Sede devem ser feitas no link: www.nti.ufrpe.br/cadastro-evento.

- UAG
Datas: 30/01, das 14h às 16h (docentes); e 31/01, das 8h às 10h (coordenações de curso). Local: Auditório do Prédio Multiusuários (Engenharia de Alimentos).

- UAST
Datas: 29/01, das 8h às 10h e das 10h às 12h (docentes); e às 14h (coordenações de curso).

- UACSA
Data: 1º de fevereiro, às 14h (docentes) e às 16h (coordenações de curso). Local: Auditório da UACSA.

A participação nas Unidades Acadêmicas não necessita de inscrição prévia.

Informações: (81) 3320 6041 / 6043 ou por e-mail: cpe.preg@ufrpe.br.

Confira nos anexos abaixo os manuais sobre a Caderneta Eletrônica preparados pela equipe da PREG para docentes e coordenações, além do memorando com o convite para o primeiro encontro da formação, no Recife.