JavaScript não suportado

 

"Perspectivas para um Futuro Sustentável" é tema do IV Simpósio Pernambucano de Ecologia

cartaz com informações do evento

O Programa de Educação Tutorial (PET) em Ecologia promove o IV Simpósio Pernambucano de Ecologia (SIMPECO). Com o tema “Perspectivas para um Futuro Sustentável”, o evento inicia na próxima terça-feira, 07 de agosto, com abertura às 9h30, seguida da palestra “Sustentabilidade: ciência e política, ética e utopia”. Nesta quarta edição, para abrir os trabalhos, foi convidado o professor da UFRJ Fábio Rúbio Scarano. O SIMPECO segue até 10 de agosto, no Anfiteatro do Centro de Ensino e Graduação (Cegoe), campus Dois Irmãos, no Recife.

Pensar a sustentabilidade está diretamente relacionado às metas traçadas pela ONU e convenções para um desenvolvimento preocupado com as questões ambientais. O evento está atento a essas reflexões, como conta Ana Carolina: “Nós estamos num momento em que os organismos internacionais estão pensando metas para a posteridade, porque há a previsão do esgotamento total dos recursos naturais. Por isso, trouxemos esse recorte de tema que está sendo debatido nacional e internacionalmente”. Nesse sentido, os palestrantes dialogam com a temática e são profissionais em atuação na área de Ecologia.

A professora, pesquisadora e tutora do PET Ecologia, Ana Carolina Borges, destacou a presença de Joaquim Guedes Gondim, Superintendente de Operação e Eventos Críticos da Agência Nacional de Águas (ANA). Gondim tratará da segurança hídrica dentro da mesa “Desafios globais para a sustentabilidade hídrica”, no primeiro dia do evento. Além do palestrante da UFRJ, professores e pesquisadores da UFRPE, UPE, UFPE e da UFS, de Sergipe, foram convidados para debater a questão.

Ao final do simpósio, Borges espera impacto direto nas práticas e ações dos profissionais formados pelas instituições de ensino superior. “A academia está muito distante dos problemas ambientais. Pretendemos trazer as metas de sustentabilidade e discussão de futuro para que todos possam pensar em incorporar nas suas rotinas, nas pesquisas e na atuação profissional a preocupação que estão tendo os organismos internacionais”, finaliza a pesquisadora da UFRPE.

Com periodicidade anual, a vasta programação do IV SIMPECO conta com sete palestras, quatro mesas redondas e 14 minicursos, além de sessões de pôsteres, sobre temas em Ecologia e Conservação.

Para mais informações, direcionar-se ao quarto andar do Departamento de Biologia, no prédio central da UFRPE. Também é possível enviar mensagem pela plataforma do evento na internet www.pet-ecologia-ufrpe.webnode.com/contato ou pelo e-mail pet.ecologia.ufrpe@gmail.com.