Laboratório flutuante das universidades do Nordeste atraca no Porto do Recife

Com informações da assessoria de comunicação do Porto do Recife

A embarcação Ciências do Mar IV já está atracada no cais 6 do Porto do Recife e pronta para levar conhecimento pelos mares da capital pernambucana. Nos próximos cinco anos, o ancoradouro será a casa do navio, fruto de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Porto do Recife e a Universidade Federal de Pernambuco. O Laboratório de Ensino Flutuante foi construído pelo estaleiro cearense Inace. A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), bem como outras instituições nordestinas, também utilizarão a embarcação para fins de ensino e pesquisa.

A embarcação tem 32m de comprimento, calado de 2,7m, capacidade para oito tripulantes e 18 passageiros - alunos e professores, autonomia segura para dez dias de navegação e está equipada com instrumentos de navegação, segurança e científicos. O Ciências do Mar IV poderá ser utilizado por todas as universidades da Região Nordeste que possuem cursos na área de ciências do mar.

“O Ciências do Mar IV é um navio dedicado a um processo de ensino e aprendizagem da Universidade. Então, basicamente, ele vai congregar as atividades de ensino, não apenas da Universidade Federal de Pernambuco, mas também das outras universidades aqui situadas na região para fazer a integração desse processo. São quatro navios no Brasil. Então, nós estamos dentro dessa iniciativa mais ampla para promover o ensino de qualidade, a relação com o mar e com as ciências que lidam com essa matéria de maneira geral”, destaca o reitor da UFPE, Alfredo Gomes.

Equipe gestora da UFRPE e UFPE
Gestores da UFRPE e UFPE em visita à embarcação

O reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leãor ressalta a importância não somente para atividades didáticas, mas também para questões de pesquisas em Pernambuco, cuja qualidade é reconhecida na área de ciências do mar. “O aporte desse navio vai oportunizar que a gente amplie as oportunidades de ensino e o desenvolvimento de pesquisas. Além de formarmos melhor nossos engenheiros de pesca e oceanógrafos na atuação sobre as ciências do mar, podemos explorar melhor a costa brasileira, que é muito grande e as possibilidades são enormes”, enfatiza,

Serão beneficiados cursos como o de Engenharia de Pesca, o Programa de Pós-Graduação em Pesca, Tecnólogo em Aquicultura, que está sendo lançado na UFRPE, além de Biologia nas duas universidades e Oceanografia na UFPE.

ACORDO – O acordo assinado entre as instituições visa a incentivar o desenvolvimento de conhecimento técnico-científico aplicado às atividades portuárias. Além de viabilizar o uso das instalações de acostagem para a embarcação, o Porto do Recife contará com o auxílio dos estudantes de Oceanografia da universidade pernambucana na elaboração de projetos ambientais e estruturais no terminal.

Durante a vigência do contrato, o ancoradouro será contemplado com palestras, pesquisas, monitoramentos ambientais e análises técnicas. “O primeiro projeto de monitoramento ambiental já está sendo viabilizado entre a UFPE e o ancoradouro, para ser realizado durante as obras da dragagem que está sendo viabilizada”, diz Carlos Vilar, presidente do Porto do Recife. O monitoramento vai estudar os aspectos físicos, químicos e biológicos da bacia portuária para saber se a obra causará algum impacto ambiental na área.

Dentre os muitos termos do acordo, o Laboratório de Ensino Flutuante – Ciências do Mar IV vai fornecer ao Porto dados oceanográficos, meteorológicos e ecossistêmicos da bacia e do entorno do ancoradouro, bem como levantar a fauna aquática da bacia identificando, principalmente, as espécies invasoras.

equipe pesca no barco
Equipe de gestores de Ensino, Pesquisa e do Departamento de Pesca da UFRPE

INICIATIVA – A embarcação faz parte de um projeto de capacitação de pesquisadores em alto-mar, fomentado pelo Ministério da Educação (MEC). A construção de Laboratórios Flutuantes como o “Ciências do Mar IV” foi resultado de um estudo desenvolvido no âmbito da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM), incentivadora do PPG-MAR (Formação de Recursos Humanos em Ciências do Mar). Por meio do estudo, constatou-se a importância da experiência embarcada para os estudantes de diversos cursos em Ciências do Mar. Os resultados foram apresentados ao Ministério da Educação, que estimulou a compra dos navios.

Com a liberação dos recursos pelo MEC, em 19 de fevereiro de 2014, foi assinado o contrato de construção de quatro embarcações. Três laboratórios já estão em operação, atendendo às demandas acadêmicas de instituições localizadas no Sul, Sudeste e Norte do país, sendo as gestoras a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Uma outra embarcação, que atenderá a Região Sudeste, com gestão da Universidade Federal Fluminense (UFF), finalizou o processo de construção e já se encontra atracada no Rio de Janeiro.