Estudantes de Ciências Biológicas desenvolvem modelo didático para auxiliar pessoas com deficiência intelectual

Os estudantes Felipe Camargo e Floriano Pereira Júnior, ambos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, desenvolveram um modelo didático para facilitação da aprendizagem da produção proteica para estudantes com deficiência intelectual. Vinculados ao Programa de Monitor Apoiador, do Núcleo de Acessibilidade em parceria com a PREG/UFRPE, os estudantes construíram o modelo de forma que facilitasse o processo de ensino-aprendizagem em diversas disciplinas.

O modelo didático foi desenvolvido para que pudesse ser reproduzido depois, de forma acessível. Folhas de papelão, papel A4, tintas guache, tesouras, cola, imãs, isopor foram moldados de forma que representassem diversas estruturas envolvidas nos mecanismos de tradução proteica, tais como RNA ribossômico, transportador, os ribossomos e os seus respectivos aminoácidos.

O projeto foi apresentado no programa de extensão Inclubio: ‘O ensino de Biologia e a inclusão do aluno com deficiência”, na II Semana de Educação Inclusiva no Ensino de Biologia, realizado na Universidade Federal De Pernambuco. O objetivo dos discentes agora é ampliar o atendimento de estudantes, adaptando o modelo desenvolvido para estudantes com deficiência intelectual para estudantes com deficiência visual.