Estudante da UFRPE desenvolve game educacional sobre química e radioatividade

Aplicativo Quizmica: imagem mão segurando smartphone

Por Maiara Cavalcanti
maiara-ccs@ufrpe.br

Fotos: José Henrique Mota Filho

A Química para a maioria dos estudantes é uma disciplina vista como de difícil entendimento. Considerando que cada vez mais as tecnologias estão ligadas ao cotidiano dos estudantes, o uso delas pode tornar a abordagem do assunto mais atrativa para estes jovens.

A partir disto, Cícero Ernandes de Melo, graduando de Licenciatura em Química da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST/UFRPE), desenvolveu o aplicativo “Quizmica – Radioatividade” que é voltado para o ensino de Química e Física, tendo como temática central a Radioatividade.

Cícero Ernando, desenvolvedor do aplicativo.

De acordo com Cícero, o interesse em desenvolver o aplicativo surgiu por conta de uma disciplina em seu curso. “Eu sempre gostei de tecnologias. Então quando tomei conhecimento de que no meu curso existia a cadeira de ‘Química Informática e Educação’, que é ministrada pelo meu orientador, acabei vendo as possiblidades que a tecnologia pode oferecer para o processo de ensino, em especial os jogos e aplicativos. Essa área tomou o meu interesse a partir desse contato.”

Cícero desenvolveu o aplicativo com o objetivo de auxiliar o processo de estudo e já obtinha conhecimentos básicos para programar um jogo. “Com o término da disciplina, o professor Bruno nos convidou para fazer parte do grupo de pesquisa dele, e como eu sempre quis fazer pesquisa na área de tecnologia e educação, eu fui falar com ele. Mas antes disso eu já tentei fazer o meu próprio game. Eu tinha um conhecimento básico de informática, mas comecei a estudar ainda mais a como fazer jogos, e quando eu fui falar com ele eu já levei a ideia de fazer um game.”

O jogo é baseado na clássica mecânica de perguntas e respostas conhecida como Quiz e faz parte do projeto de pesquisa desenvolvido no Laboratório para Elaboração e Utilização das Tecnologias no Ensino de Química (LEUTEQ), coordenado pelo professor Bruno Leite. O aplicativo é parte do projeto de pesquisa da Iniciação Científica de Cícero, do Programa de Iniciação Científica Voluntária 2018-2019 (PIC/UFRPE) com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG/UFRPE), por meio da Coordenadoria de Programas Especiais.

O professor e orientador do projeto, Bruno Leite, destaca o ineditismo do trabalho. “Embora existam vários aplicativos para o ensino de Química nas plataformas digitais, sobre a temática Radioatividade não encontramos nenhum. Por isso o aplicativo foi desenvolvido, no intuito de preencher esta lacuna e de contribuir para a construção do conhecimento dos estudantes. Ele não só auxilia os estudantes, mas também pode ser um ótimo recurso didático digital para os professores”.

O aplicativo já está disponível para download na Google Play através do link: http://bit.ly/2GW9wSF

Para saber mais informações, acesse o site: www.leuteq.ufrpe.br