JavaScript não suportado

 

Equipe do LIAR realiza resgate e soltura de jacaré raro no Recife

Emerson fez o resgate do animal
       Emerson Dias resgatou o animal

O último sábado (16/02) foi dia de um trabalho gratificante para a equipe Projeto Jacaré, vinculado ao Laboratório Interdisciplinar de Anfíbios e Répteis (LIAR) da UFRPE. Um jacaré da espécie Paleosuchus palpebrosus, conhecido popularmente como jacaré-anão ou jacaré-paguá, corria risco de atropelamento quando resgatado, na Rua Dom Manoel de Medeiros, via que cruza a UFRPE e todo o bairro de Dois Irmãos, no Recife, pelo estudante Emerson Dias, integrante do LIAR.

Jozélia e Paulo cuidaram e fizeram soltura do animal
Jozélia e Paulo cuidaram e fizeram a soltura

Depois do resgate, a equipe de pesquisadores do Projeto Jacaré tomou todos os cuidados para que o animal, um macho de 1,43m de comprimento, fosse inserido com total segurança na natureza. Segundo a professora Jozélia Correia, coordenadora do LIAR, o jacaré-paguá é a menor espécie de crocodiliano do mundo, e sua ocorrência é rara em nossa região.

Apesar dos riscos que correu, o animal não apresentava ferimentos. “Animal em boas condições e posteriormente liberado no seu ambiente natural. Que achado!”, ressaltou o biólogo Paulo Braga Mascarenhas, membro do LIAR.

Segue no vídeo o momento da soltura do Paleosuchus palpebrosus em seu ambiente natural.