JavaScript não suportado

 

Economia Doméstica

O primeiro curso de Graduação de Economia Doméstica surgiu em 1952, juntamente com a implantação da primeira Escola Superior de Ciências Domésticas, na Universidade Rural do Estado de Minas Gerais, hoje Universidade Federal de Viçosa. Para atender as demandas as instituições de EXTENSÃO RURAL no país as Universidades começaram a criar os cursos de Economia Doméstica. Assim, em 1971 foi criado o curso de Licenciatura em Economia Doméstica na Universidade Federal Rural de Pernambuco.      

O perfil do/a profissional de Economia Doméstica na época era de educador/a rural, orientando as famílias rurais sobre alimentação e nutrição, como classificar, preparar e conservar os alimentos; saúde e higiene; desenvolvimento humano; vestuário; habitação; administração do lar; educação do consumidor e outras atividades que pudessem contribuir ainda mais para atender as necessidades básicas da família rural.

Ao longo de sua trajetória, a formação universitária em Economia Doméstica foi passando por alterações curriculares de forma que se adaptou ao novo modelo de competitividade e criatividade necessária aos/as profissionais de forma a atender as demandas também das famílias urbanas. No contexto de novas tendências políticas, econômicas e sociais, novas relações de trabalho e/ou emprego, o curso de Economia Doméstica da UFRPE foi reestruturado em 1990 para a modalidade Bacharelado, sendo a licenciatura opcional.

Atualmente, a UFRPE oferece o curso de Bacharelado em Economia Doméstica, através do Departamento de Ciências Domésticas, o qual está estruturado em três grandes áreas de conhecimento, inter-relacionadas: Alimentos, nutrição e saúde; Arte, habitação e vestuário e Desenvolvimento humano com as seguintes linhas de pesquisa e extensão:

Alimentos, Nutrição e Saúde:

Controle de qualidade em alimentos e alimentação; Educação Sanitária; Segurança Alimentar e Nutricional; Ciência e Tecnologia de alimentos de origem vegetal; Ciência e Tecnologia de alimentos de origem animal; Biotecnologia

Arte, Habitação e Vestuário:

Indumentária, Consumo e Estilos de vida; Artesanato, Gênero e Inclusão Social; Meio Ambiente, Conservação e Tecnologia Têxtil; Ambiente Construído, Sociedade e Políticas Públicas; Trabalho, Ergonomia e Processos Produtivos; Moda, Cultura e Inovação no Vestuário e na Habitação.

Desenvolvimento Humano:

Desenvolvimento da Criança  e do Adolescente; Administração de Serviços; Família, Geração e Sociedade; Políticas Públicas e Qualidade de Vida; Mulher, Gênero e Desenvolvimento; Cotidiano, Trabalho e Trabalho Doméstico; Consumo e Ecologia Humana; Segurança Alimentar e Nutricional.

ESTRUTURA

Coordenadora: Profª  Jaqueline Ferreira Holanda de Melo  . 
Substituta Eventual: Profª Daisyvangela Eucremia da Silva Lima Santana. 

Sem secretaria desde agosto de 2020.
Vagas: ingresso suspenso desde 2017.

Turnos: sem turmas

Duração: 9 semestres.

Carga horária: 3.300h/a, incluindo o Estágio Supervisionado Obrigatório e Educação Física.

Regime do Curso: Sistema Seriado Semestral.

Telefone: (81) 3320.6543.

E-mail: coordenacao.bed@ufrpe.br

Endereço: Departamento de Ciências Domésticas - Rua Dom Manoel de Medeiros s/n, Dois Irmãos – Recife – Pernambuco

CEP: 52171-030. (Portaria Z-03).

Links relacionados:

http://www.cfed.org.br/;

http://cred1.org.br/

  •