Doutorando da UFRPE é selecionado para missão científica na Itália

O estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da UFRPE Gabriel Vasco foi selecionado para participar de curso sobre modelagem hidrológica-hidrodinâmica de larga escala, ministrado pelo Grupo de Hidrologia Física, liderado pelo professor Marco Mancini, do Dipartimento di Ingegneria Civile e Ambientale del Università Politécnico de Milano – Polimi, Itália.

O pesquisador, orientado pela professora da UFRPE Suzana Gico Montenegro, foi selecionado pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), através da Chamada MCI - Mobilidade Confap ITÁLIA – 2019, destinada pa estudantes Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado vinculados a Instituições de Ensino Superior e Pesquisa em Pernambuco, em colaboração com pesquisadores europeus. Foram selecionados apenas três estudantes, de todas as candidaturas submetidas.

Gabriel terá também a oportunidade de apresentar sua proposta de tese, que enfoca o entendimento de como a gestão integrada de recursos hídricos pode contribuir para incorporar a adaptação às mudanças climáticas e ao uso e ocupação do solo, levando em consideração as crescentes incertezas causadas por mudanças sócio-naturais globais. Conhecerá ainda laboratórios e pesquisas realizadas pelo grupo italiano.