Departamento de Zootecnia celebra 50 anos da graduação e 40 da pós em live nesta segunda (30/11)

imagem com as duas logos comemorativas dos 50 anos de Zootecnia e 40 anos da pós-graduação

O Departamento de Zootecnia (DZ) da UFRPE continua formando profissionais de elevada capacidade de atuação. Neste ano de 2020, o DZ e o curso de graduação em Zootecnia completam 50 anos, além de também serem celebrados 40 anos do Programa de Pós-graduação. Essa historia será contada na próxima segunda-feira (30/11),  às 19h, em evento online pelo canal do YouTube de Zootecnia: https://youtube.com/channel/UCiJKlL8E-Pmh5Ml_MKAoXmw

Na live, serão apresentados vídeos e fotos com a história do curso, depoimentos de autoridades e homenagens a professores e estudantes.

“Os zootecnistas desempenham um papel de fundamental para o melhoramento genético, registro genealógico, inseminação artificial, produção de forragens, nutrição e alimentação, manejo produtivo e reprodutivo de diversos animais”, destaca o diretor do departamento de Zootecnida da UFRPE, professor Wilson Dutra Junior.

O curso tem como objetivo formar profissionais de nível superior capacitados no campo teórico/prático da Zootecnia, munidos de mentalidade empresarial e gerencial dentro do contexto do mundo globalizado e das diversas necessidades inerentes ao mercado de trabalho dos diversos segmentos produtivos. É atribuído ao zootecnista conhecimentos nas áreas de planejamento zootécnico, melhoramento genético, julgamento de animais, registro genealógico, inseminação artificial, produção de forragens, nutrição e alimentação, manejo produtivo, reprodutivo e profilático de diversos animais.

Os zootecnistas brasileiros têm diante de si um grande desafio: a criação da Zootecnia Tropical, com a aplicação de conhecimentos zootécnicos que sejam compatíveis às condições climáticas e ecológicas da nossa região. As escolas Agropecuárias constituem um mercado certo e permanente para o zootecnista. Empresas estaduais de pesquisa agropecuárias, a Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa), juntamente com instituições particulares, como frigoríficos, indústrias de rações e de equipamentos agropecuários, cooperativas e fazendas de criação representam o amplo mercado de trabalho do zootecnista.

A UFRPE oferta, no curso de Zootecnia, 80 vagas anuais, sendo 40 por semestre, com a duração total de 10 semestres. Desde 2006, o curso também é oferecido na Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST/UFRPE)