Cursos da UFRPE recebem boa avaliação no Conceito Enade do MEC

Estudantes do curso de educação física disputando cabo de guerra. Ao fundo, fachada da UFRPE

Divulgado pelo Ministério da Educação na última terça-feira (09/10), o resultado do Conceito Enade aponta para a qualidade dos cursos de graduação oferecidos pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Numa escala que vai de 1 a 5, em que 1 é considerado "insuficiente" e 5 "excelente", duas das 29 graduações da UFRPE avaliadas obtiveram a nota máxima e outras 16 ficaram com conceito "muito bom", com nota 4, e cinco atingiram o conceito “bom”, com índice 3.

O Conceito Enade é um indicador de qualidade obtido a partir dos resultados dos discentes de graduação que participaram do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Em 2017, estudantes de todo o país de diversos cursos participaram da prova.

Estudantes do curso de Letras participam de aula, sentados em suas bancas. À frete, professora e interprete de libras ministram a aula
     Letras Português-Espanhol: curso foi uma das graduações
     que recebeu conceito máximo no Enade

Os cursos de Licenciatura em Letras (Português/Espanhol) e Licenciatura em Educação Física do campus Dois Irmãos/Recife receberam o conceito máximo do indicador do MEC. Educação Física manteve a nota da última edição do Enade, quando os estudantes participantes também receberam o conceito 5. Já o curso de Letras conseguiu subir na avaliação do MEC, passando do conceito 4 para o 5.

Para a pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Maria do Socorro de Lima Oliveira, o resultado conquistado pelos estudantes da UFRPE demonstra a boa formação que obtiveram ao longo dos anos de formação em seus respectivos cursos.

"Estamos muito felizes com os resultados que alcançamos. Esse é fruto de um trabalho muito importante em conjunto realizado pelas coordenações dos cursos, pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, e, em especial, pela dedicação e compromisso dos nossos estudantes com sua formação e o Enade", ressaltou a pró-reitora.

Pró-reitora de Ensino de Graduação Fala ao Microfone
    A professora Maria do Socorro de Lima Oliveira, pró-reitora de Ensino,
    ressalta que o bom resultado no Enade é fruto do trabalho em conjunto
    realizado pelas coordenações de curso, pela PREG e pelos estudantes

No campus Recife, alcançaram o conceito "muito bom" (4) as seguintes graduações da UFRPE: Bacharelado em Ciências da Computação de Informação, Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Computação; Licenciatura em História, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Física, Bacharelado em Ciências Sociais, Bacharelado em Sistemas da Informação e Engenharia Florestal. Neste último curso, os estudantes participantes conseguiram elevar significativamente o Conceito Enade em relação à última avaliação, saltando de 1 para 4 no índice.

Na Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG), dos quatro cursos avaliados, três conquistaram conceito 4: Bacharelado em Ciências da Computação, Licenciatura em Pedagogia e Bacharelado em Engenharia dos Alimentos. Licenciatura em Letras da UAG ficou com nota 3.

Em Serra Talhada, a Unidade da UFRPE teve quatro cursos avalizados. Bacharelado em Sistemas da Informação obteve índice 4 e Licenciatura em Letras, 3.

Na Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UEADTec), estudantes de sete cursos participaram da avaliação. Quatro graduações conseguiram o conceito “muito bom”, com nota 4.

Em relação aos cursos que obtiveram conceito inferior a 3, a pró-reitora de Graduação destaca que a UFRPE buscará informações detalhadas sobre o ocorrido a fim de tomar as medidas necessárias à superação do problema. “Vamos compreender bem o que aconteceu com essas graduações e certamente iremos trabalhar para melhorar esses conceitos no futuro”, enfatizou Maria do Socorro de Lima Oliveira.

Confira no anexo abaixo o resultado do Conceito Enade 2017

- Campus Recife/Dois Irmãos