JavaScript não suportado

 

CODAI ministra curso do Pronatec para detentas da Colônia Penal Feminina de Abreu e Lima

Detentas da Colônia Penal de Abreu e Lima participantes da capacitação

Foi realizada, na manhã desta segunda-feira (26/02), a Aula Inaugural do curso de “Agente Comunitário de Saúde” para as detentas da Colônia Penal Feminina de Abreu e Lima (CPFAL). O curso é coordenado por professoras do Colégio Dom Agostinho Ikas (CODAI), órgão vinculado à UFRPE, e faz parte das ações do Programa Mulheres Mil, integrado ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

O curso é coordenado pelas professoras Aurenice Vaz e Suely Lima, docentes do CODAI. Ao todo, 30 mulheres participam da capacitação. De segunda a quinta, das 8h30 às 11h30, as alunas deixarão suas celas para cumprirem uma carga horária de 400 horas, em que serão habilitadas a atuar como agentes comunitárias de saúde, além de aprenderem sobre cuidados com idosos e crianças. A previsão é de que o curso, que conta com oito professores, seja concluído em novembro de 2018.

Mulheres encarceradas na CPFAL participam do curso
   Com participação no curso, mulheres terão redução de suas penas

Os conhecimentos adquiridos no curso possibilitarão o retorno dessas mulheres ao mercado de trabalho, além de atuarem junto à comunidade onde moram e à família. Como benefício jurídico, terão direito à remição de pena que contabiliza um dia a menos na pena a cada 12 horas trabalhadas durante três dias. A reeducanda Ingrid Alves da Silva, 30 anos, cumpre pena há mais de oito anos e já realizou outros três cursos. “Quero mais conhecimento e acho que estou no rumo certo pois a primeira oportunidade que aparecer eu agarro”, afirmou.

A grade curricular foi elaborada com base no Guia Metodológico e nos documentos do Programa Nacional Mulheres Mil. Faz parte dos conteúdos a formação Geral (Básica), com módulos que compreendem o Mapa da Vida (relações interpessoais, mulher atual e  oficina de Conhecimento e Autoestima), Pluralidade, Português Instrumental, Matemática Básica, Direito da mulher (promoção à formação cidadã), Empreendedorismo (Noções de Associativismo e Atitudes Empreendedoras); e a formação Técnica, com conteúdos referentes ao exercício de uma agente comunitário de saúde, cuidados com idosos e cuidados com a criança e adolescente.

Integrantes da mesa responsável pela aula inaugural do curso
    Aula Inaugural foi realizada nesta segunda-feira (26/02)

“Criar esse curso no âmbito do sistema prisional é uma ideia fantástica porque além de levar a essas mulheres o conhecimento técnico do programa, é passada a questão do empoderamento feminino e do resgate da cidadania”, explica a professora do CODAI Aurenice Pontes Loio Vaz, coordenadora Adjunta do Pronatec Mulheres Mil.

“O Governo de Pernambuco quer facilitar o retorno dessas mulheres ao mercado de trabalho e à convivência familiar. Esse é um convênio que merece ser estendido para outras unidades”, reconhece o secretário-executivo de Ressocialização, Cícero Rodrigues.

Estiveram presentes também à aula inaugural a gerente da CPFAL, Elisângela Santana; a superintendente de Capacitação e Ressocialização da Seres, Valéria Fernandes; a gerente de Educação e Qualificação Profissionalizante/Sres, Edvany Oliveira, e coordenadora Adjunta do Pronatec Mulheres Mil, a professora Suely Alves de Lima.

Mulheres Mil

A igualdade entre sexos, combate à violência contra a mulher e acesso a educação motivaram a formação do Programa Mulheres Mil. A perspectiva é contribuir para o aumento da qualificação profissional e capacitação ao mundo do trabalho.

O Mulheres Mil está estruturado em três eixos: educação, cidadania e desenvolvimento sustentável. O Programa busca possibilitar o acesso à educação profissional e tecnológica, com exclusividade, a mulheres historicamente em situação de extrema pobreza e vulnerabilidade.

O CODAI

O Colégio Dom Agostinho Ikas (CODAI) é um órgão suplementar da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), voltado para educação profissional e de nível médio. O CODAI também oferta cursos do Pronatec nas modalidades Formação Inicial e Continuada (FIC).

* Com informações da Secretaria-Executiva de Ressocialização de Pernambuco (Seres)
* Imagens: Ascom/Seres