UFRPE e UFPE concedem título Doutor Honoris Causa ao sociólogo Boaventura de Sousa Santos

foto do professor boaventura sousa santos

O Conselho Universitário da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) irá conceder o Título de Doutor Honoris Causa ao sociólogo e professor Boaventura de Sousa Santos. A cerimônia de entrega será no próximo dia 13 de dezembro, às 15h, no Salão Nobre da Faculdade de Direito do Recife (FDR/UFPE). O título também será concedido pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) durante a mesma cerimônia. O processo de solicitação do título é iniciativa da professora Júlia Figueredo Benzaquen e da professora Maria do Socorro de Lima Oliveira (Pró-reitora de Ensino de Graduação da UFRPE), ambas do Departamento de Ciências Sociais (Deciso).

Para a solenidade, um veículo  da UFRPE sairá às 12h, no dia 13/12, em frente à Reitoria da Instituição. Interessados em ir no transporte devem ligar para  Assessoria de Cerimonial, até as 12h de  11 de dezembro e informar os dados  pessoais.

O professor Boaventura de Sousa Santos recebeu vários títulos de Doutor Honoris Causa das IES brasileiras, a exemplo da UEMA e UFRN. De acordo com a professora Júlia Benzaquen, a UFRPE é influenciada pelo pensamento do sociólogo português. “A UFRPE deve à obra do professor Boaventura. É uma homenagem mais que justa, visto que o professor inspira vários professores e estudantes; influencia na própria prática no que acreditamos enquanto defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade”, destaca Benzaquen ao falar das motivações que levaram à solicitação do título.

Boaventura de Sousa Santos nasceu em Coimbra, em 15 de Novembro de 1940. Licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra em 1963. No final do curso, rumou a Berlim para estudar Filosofia do Direito. Fez pós-graduação e viveu a experiência dos dois mundos da guerra fria separados pelo Muro de Berlim. Dois anos depois, regressou a Coimbra e durante um breve período foi assistente da Faculdade de Direito. Nos finais dos anos 1960, partiu para a Universidade de Yale com o objetivo de se doutorar.

Um dos sociólogos de maior prestígio internacional, Boaventura é Doutor em Sociologia do Direito pela Universidade de Yale (1973) e Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Distinguished Legal Scholar da Universidade de Wisconsin-Madison. Foi também Global Legal Scholar da Universidade de Warwick e Professor Visitante do Birkbeck College da Universidade de Londres. É Diretor Emérito do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Boaventura tem escrito e publicado extensivamente nas áreas de sociologia do direito, sociologia política, epistemologia, estudos pós-coloniais, e sobre os temas dos movimentos sociais, globalização, democracia participativa, reforma do Estado, direitos humanos, com trabalho de campo realizado em Portugal, Brasil, Colômbia, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Bolívia e Equador.

As ciências humanas e sociais têm Boaventura de Sousa Santos como um dos teóricos de referência. Com prestígio mundial, Boaventura é lido não somente por sociólogos; educação, direito, serviço social, filosofia são algumas das áreas nas quais os escritos do professor de Coimbra tem bastante recepção. “Boaventura de Sousa Santos traz uma contribuição original para as ciências sociais e humanas. Ele vem fazendo uma discussão epistemológica do que é a ciência, além de fazer um diálogo profundo com a ‘epistemologia do Sul’”, conta Júlia Benzaquen.  Há mais de trinta anos, o sociólogo homenageado dialoga com os países do Sul global e com projetos de pesquisa, pesquisadores e sujeitos da América Latina, África e Ásia, para repensar o diálogo com os outros saberes, processo que o teórico chama de “ecologia dos saberes”.